Festival de Samara: TV BRICS apresenta filmes do BRICS+
- Mehane Albuquerque
- 13 de set. de 2025
- 2 min de leitura
De 16 a 20 de setembro, Samara, na Rússia, recebe a 18ª edição do Festival Internacional de Cinema "Sal da Terra". A TV BRICS exibirá filmes de cineastas de países do BRICS+, destacando patrimônio cultural e histórico, tradições e a vida contemporânea de diferentes povos.

As sessões especiais da TV BRICS estão programadas para 16 de setembro e poderão ser assistidas, inclusive, por estudantes de escolas e colégios.
Entre os filmes exibidos estão: "Discovering Ofala" (Nigéria, 2023, direção de Tochukwu Nwaivu), sobre a antiga cerimônia de concessão do título de chefe igwe; "Festival do Caribe. Festa do Fogo" (Cuba, 2024, direção de Enrique Fumero), sobre um grande evento musical e teatral; curta-metragem "Terukutthu" (Índia, 2025, direção de Vijay Bhaskaran), sobre o teatro de rua tradicional do sul da Índia; "Mergulho" (Brasil, 2020, direção de Kellen Casara), sobre a vida de atletas paralímpicos; produção conjunta Rússia-Irã "Written Heritage" (2024, direção de Emir Valinezhad), dedicada a manuscritos islâmicos e à história da ciência e das artes.
"A participação de cineastas do BRICS+ no Festival Internacional "Sal da Terra" apresenta ao público a cultura e o cotidiano de diferentes países. As exibições da TV BRICS promovem o diálogo cultural internacional e fortalecem os laços entre os povos. O festival oferece uma plataforma para documentários sobre temas sociais e humanitários, e a presença da TV BRICS eleva o prestígio do evento globalmente, atraindo novos espectadores e ampliando conexões profissionais", disse Maria Serkova, presidente do festival "Sal da Terra".
Segundo os organizadores, mais de 500 obras foram submetidas ao festival este ano. A competição inclui 50 documentários divididos em cinco categorias: "Aqui e Agora"; "Os Tempos Não Escolhem"; "Catedral Russa"; "Honra a Teus Pais"; "Quo Vadis?". Ao todo, serão exibidos 72 filmes.
O objetivo do evento é apoiar e unir profissionais do cinema documental comprometidos com valores universais. O público poderá participar da cerimônia de abertura, das sessões de filmes em competição e fora de competição, de programas especiais, de encontros temáticos e criativos, além da premiação dos vencedores.
O festival é organizado pelo fundo público regional de Samara "Fundo Histórico e Cultural do Volga" com apoio do governo da região de Samara, da administração da cidade e do Clube de Cidadãos Honorários da região.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA










Comentários