top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Festival Internacional 'Niterói em Cena' chega a 15ª edição


Com atrações plurais que traçam um panorama do teatro contemporâneo, o Festival Niterói em Cena é realizado há 14 anos no município fluminense. A 15ª edição será realizada de 20 de setembro a 06 de outubro por grupos de teatro formados, em sua maioria, por artistas e alunos de diversas escolas do estado do Rio de Janeiro. O evento é gratuito e será realizado no Teatro Popular Oscar Niemeyer, com atividades também na Sala Nelson Pereira dos Santos e nas ruas e praças da cidade de Niterói.

Cena de 'Pecados Pessoais' / Divulgação

Nesta edição, a ‘Mostra de Cenas Curtas’ será dividida em três categorias: Estudantil, Universitária e Estadual. Será realizada a ‘Mostra de Teatro de Rua’, com cinco atrações, e a ‘Mostra de Peças’ com dois espetáculos, além de oficinas e debates.


O Niterói em Cena tem como principal objetivo estimular o interesse pelas artes cênicas nos estudantes do ensino fundamental, médio e cursos livres de teatro do Rio de Janeiro, fomentando a prática teatral como produto artístico, processo de socialização e exercício de cidadania.


A programação completa, assim como a classificação indicativa de cada atração, pode ser conferida no site.

Cena de 'A Casa de Areia e Pó / Divulgação

Sobre o festival

A primeira edição do “Niterói em Cena” foi realizada em 2008, no Teatro Popular, e desde então é realizada há 15 anos ininterruptos. Sendo assim, durante a pandemia, no ano de 2020, o festival foi feito no formato on-line, e em 2021 de forma híbrida: parte on-line, parte presencial.


A festividade, produzida pela F2 Produções Artísticas, é composta por grupos de teatro formados, majoritariamente, por artistas e alunos de Teatro do Estado do Rio de Janeiro.


A Mostra Estudantil faz parte do evento cultural e é voltada para alunos de escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, matriculados no ensino fundamental (primeiro e segundo segmento) ou médio, além de estudantes de cursos livres de Teatro. Conta, ainda, com a apresentação de cenas curtas dos alunos. Já as mostras cenas curtas são compostas por cinco cenas apresentadas em cinco dias com até 20 minutos de duração.


As mostras estudantis passaram por uma curadoria feita por profissionais das artes cênicas. As selecionadas, se apresentarão nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Já as mostras cenas curtas acontecerão nos dias 23, 24 e 25 de setembro no Teatro Popular.

Elenco da peça 'Ouvi Dizer' / Divulgação

Serviço


20, 21 e 22 de setembro (terça a quinta)


Ação: MOSTRA ESTUDANTIL

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Período de apresentações turno manhã: 10h às 12h30

Período de apresentações turno tarde: 14h às 16h30


23, 24 e 25 de setembro (sexta a domingo)


Ação: MOSTRA ESTADUAL

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Início das apresentações: 19h


Para mais informações: (21) 97104-2002 - Teatro Popular

www.niteroiemcena.com.br


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page