top of page

Festival Vermelho começa hoje com cultura e debates

Niterói é palco de uma festa única das esquerdas no país, em comemoração aos 100 anos do Partido Comunista do Brasil. O Festival Vermelho, realizado pelo PCdoB e a Fundação Maurício Grabois, tem uma agenda repleta de atividades culturais e políticas, e será realizado hoje (sexta, 25/3) e amanhã (sábado, 26/3).

Zélia Duncan / Foto: Roberto Setton / Divulgação


Serão mais de 20 atrações musicais, divididas entre dois palcos no belo espaço do Caminho Niemeyer, às margens da Guanabara e com grande estrutura para receber as caravanas de diversos estados e o público em geral do Rio de Janeiro.


Além dos shows, haverá mostra de cinema, lançamento de livros, debates, feira gastronômica, encontros e intercâmbios diversos entre todos e todas que querem fazer florescer a esperança.


Confira a programação musical do festival:


PALCO PRAÇA DO POVO


Principal espaço de shows do festival, o Palco Praça do Povo terá o encontro de grandes nomes da música brasileira com a mistura de rap, samba, rock, MPB, uma lista de artistas comprometidos e comprometidos com as lutas do povo ao longo de muitas gerações. Com 30 metros de comprimento, face voltada às curvas do Teatro Popular Oscar Niemeyer e perfil alinhado à pintura monumental da paisagem da cidade do Rio de Janeiro, o palco será o dínamo de alguns momentos de maior catarse e emoção durante a festa.


25 de março (sexta), às 21h


Zélia Duncan

BNegão

Francisco El Hombre

Mart’nália

DJ Saddam

VJ Chico Abreu


26 de março (sábado), às 21h


Mulheres na Roda de Samba de Niterói

Candongueiro + Moyseis Marques

Moacyr Luz e Samba do Trabalhador

Leci Brandão

DJ Marcelinho da Lua


ARENA BRASIL - PALCO MEL GOMES


Situado no foyer inferior do Teatro Popular Oscar Niemeyer, a Arena Brasil – Palco Mel Gomes leva o nome e a alegria de uma grande militante da juventude comunista no Rio de Janeiro, negra, lésbica, defensora da cultura e das causas populares.


O palco terá repentistas, hip hop, roda de rima, afoxé, forró, fanfarra, capoeira, chorinho, uma ocupação permanente com a pulsação viva das muitas veias artísticas do Brasil. Mel lutava contra um câncer e foi mais uma vítima da pandemia do coronavírus.


25 de março (sexta), às 17h


Afoxé Filhos de Gandhi (RJ)

Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita de Maricá

Trio de forró Rapacuia

Cecília Beraba canta Jorge Mautner

Sinfônica Ambulante

DJ Jef Rodriguez e convidados


26 de março (sábado)


Às 10h:


Roda de Mestres e Mestras de Capoeira

DJ Will, participação Gaboard, Mari Torquato e Xamec


Às 13h:


Roda de Rima com MCs

Durango Kid

DJ Will, participação Gaboard, Mari Torquato e Xamec


Às 18h:


Jongo da Serrinha

Choro na Rua

Roda de Partideiros

DJ Will e convidados

Reprodução

100 ANOS DE PARTIDO COMUNISTA


No dia 25 de março de 1922, nove pessoas se reuniram, de forma clandestina, em uma casa na rua Visconde do Rio Branco, na cidade de Niterói, para fundar um movimento que transformaria para sempre a história política do Brasil. Com um pequeno grupo de trabalhadores, entre barbeiros, eletricistas, sapateiros, alfaiates, e que contava também com o jornalista e intelectual Astrojildo Pereira, nascia a Seção Brasileira da Internacional Comunista, o Partido Comunista do Brasil, que logo se espalharia por todo o território brasileiro em um movimento de massas.


Foi o primeiro partido nacional do país, em uma época em que a política se organizava apenas regionalmente, com o poder do coronelismo, dos mandos e desmandos das elites rurais e urbanas. Um marco para a transformação do ambiente de opiniões e disputas daquele período, que ecoa até hoje no cenário político e social.


SERVIÇO


FESTIVAL VERMELHO – FLORESCE A ESPERANÇA


Data: 25 e 26 de março

Local: Caminho Niemeyer: Jornalista Rogério Coelho Neto s/n Centro, Niterói (RJ)

http://caminhoniemeyer.niteroi.rj.gov.br/

Entrada gratuita


REDES SOCIAIS


https://www.instagram.com/festival.vermelho/

https://www.facebook.com/festivalvermelhobrasil

https://twitter.com/festvermelho

https://www.tiktok.com/@festival.vermelho

https://www.youtube.com/channel/UC_DF9jnXZfgMFcZj2b-Tj6Q/featured

</