top of page

Festuris Gramado: estande do RJ oferece experiências imersivas

O primeiro dia da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) foi marcado pela visita do governador Cláudio Castro, na sexta-feira (10/11), ao estande do Estado do Rio de Janeiro, montado no centro de eventos do Serra Park, em Gramado (RS). Acompanhado dos secretários de Turismo, Gustavo Tutuca, de Governo, Bernardo Rossi, e da Mulher, Heloísa Aguiar, Castro percorreu os três mega pavilhões da Festuris, onde fez interlocução com autoridades do trade turístico do Brasil.

Divulgação / Governo do Estado do Rio

"O exemplo de Gramado para o setor de turismo nacional é inspirador. E o Rio é a principal porta de entrada para o Brasil. Assim, temos muito a aprender com Gramado. Essa parceria é fundamental. Mais do que concorrentes somos entes complementares, já que cada um proporciona experiências únicas e distintas aos seus visitantes. O turista pode viajar uma vez para Copacabana e, na próxima viagem, para a serra, que terá duas grandes experiências e vai querer voltar", ressaltou Cláudio Castro.


A feira é considerada uma das mais importantes da América Latina e este ano celebra 35 anos, trazendo diversas ativações e fomentando os negócios. Logo no início da visitação, o governador esteve no estande instagramável da Secretaria de Estado de Turismo e da TurisRio, onde conversou com representantes dos principais destinos turísticos, além de agentes, operadores e integrantes da cadeia produtiva do setor.


O espaço promove as atrações fluminenses por meio de uma experiência imersiva, utilizando imagens e fotos com alguns atrativos mais procurados, como praias, montanhas, ecoturismo e grandes eventos. O local também serve para promoção de negócios e interlocução de agentes e operadores interessados na oferta turística do Rio de Janeiro.


Em seguida, Castro inaugurou mais uma ativação do Mini Mundo, contemplando a capital do Rio de Janeiro como referência turística e principal porta de entrada de visitantes ao país. Desta vez, o tradicional parque das miniaturas gaúcho apresentou a réplica do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, sede do legislativo municipal. O parque exibe versões de cidades em miniatura, cerca de 24 vezes menores do que o tamanho real.


"Em nome do Rio de Janeiro, gostaria de agradecer por esta homenagem linda. Esse prédio é histórico e fica na Cinelândia, no Centro do Rio. Quando o Rio era capital do país, ali funcionava a Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara. Quando Brasília foi fundada, o prédio virou a Câmara Municipal. Eu tive a honra de ser vereador e exercer minha legislatura ali. É uma honra também para o Estado do Rio esta homenagem a este importante monumento que marcou, e ainda marca, a história do Brasil", agradeceu o governador.


Nesta edição histórica, a Festuris tem como mote: “Capital Humano: chave da transformação” e são esperados 15 mil participantes no evento. São mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados. Uma das grandes novidades, que acompanha a demanda do mercado de negócios turísticos, é a ampliação de espaço físico do evento em 20%. Pela primeira vez, a Festuris está utilizando os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park. Dois deles completamente com estandes e o Meeting, parte do conteúdo do evento com palestras e capacitações.

Divulgação

Reunião do Fornatur


Também nesta sexta-feira aconteceu a tradicional reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), com autoridades do setor para debater temas e ações em conjunto executadas pelos Estados.


Na ocasião, foi anunciada a inauguração do mais novo escritório da Organização Mundial de Turismo (OMT), que terá sede no centro do Rio, a partir de 15 de dezembro. O escritório reúne os principais técnicos de turismo do mundo, especialistas em dados que norteiam a cadeia produtiva do setor. Durante a reunião, foi anunciada ainda a volta do Salão Nacional do Turismo, que será realizado pelo Ministério do Turismo, de 15 a 17 de dezembro, em Brasília.


"O primeiro dia de evento teve um saldo muito positivo, com importantes reuniões. Até o fim do ano, ainda temos ações sendo desenvolvidas para trazer a melhor experiência para os nossos turistas na alta temporada, que já se aproxima. Nesses próximos dias, faremos da Festuris a casa do turismo do Rio de Janeiro, mostrando o que temos de melhor e reforçando que o estado do Rio de Janeiro é muito forte, potente e o principal destino turístico do país", conclui o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page