Filhote de falcão encontrado pelo prefeito é resgatado


Axel e a mulher Christa encontraram o filhote de falcão, resgatado pela Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal

O prefeito de Niterói, Axel Grael, e seus familiares encontraram um filhote de falcão na rua onde fica a sua residência, no bairro de São Francisco, Zona Sul da cidade. O animal, da espécie Falco femoralis, foi resgatado por integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói e levado para o Centro de Animais Silvestres, em Vargem Grande.


A Prefeitura de Niterói recomenda que, ao encontrar um animal silvestre, a população entre em contato com o número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) para que o resgate possa ser feito de forma adequada. No ano de 2020 a Guarda Ambiental foi responsável pelo resgate de cerca de três mil animais.


O grupamento ambiental de Niterói é um dos mais bem preparados do estado, participando regularmente de cursos ministrados pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pelo Centro de Controle de Zoonoses de Niterói e pelo Instituto Vital Brazil em diversas áreas, como resgate, segurança e meio ambiente, contato com a fauna silvestre urbana, animais peçonhentos, entre outros.


Reintegração – A Guarda Ambiental tem um procedimento para cada tipo de demanda. Após serem acionados, os agentes capturam o animal que, logo em seguida, tem suas condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado na unidade de conservação mais próxima.


Já os que foram capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais; ou Instituto Vital Brazil, quando é o caso de cobra venenosa.



300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif