Filme 'Dostoiévski Intercontinental', da TV BRICS, recebe diploma
O documentário 'Dostoiévski Intercontinental', do conselho editorial conjunto da TV BRICS, recebeu o diploma 'Pela contribuição à popularização da cultura russa nos países do BRICS', no 30º aniversário do Festival Internacional de Cinema "Literatura e Cinema", em Gatchina. O filme foi representado no evento por Nina Zimakova, produtora executiva da rede de mídia.
Durante cinco dias, de 3 a 7 de julho, 56 filmes do programa de competição foram exibidos para os convidados do festival. Os espectadores puderam participar de diversas reuniões criativas e master classes realizadas paralelamente em vários locais da cidade: nas salas grandes e pequenas do centro de cinema local e na Casa de Cultura de Gatchina. O festival na região de Leningrado atraiu cerca de 5.000 pessoas.
O filme "Dostoiévski Intercontinental" foi criado em conjunto com empresas de mídia, parceiras da rede TV BRICS de cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esse é o primeiro projeto de documentário internacional de grande escala que foi realizado pela equipe editorial conjunta dos parceiros da TV BRICS. Pesquisadores famosos da obra de Fyodor Dostoevsky, bem como atores dos países do BRICS, participaram das filmagens.
Ivan Zakharenko, diretor do filme, Chefe do departamento de radiodifusão temática e projetos especiais de comunicações da TV BRICS, observou que esse filme desperta grande interesse entre o público estrangeiro, principalmente devido à figura de Dostoiévski e à relevância de suas obras, que dispensam apresentações: trata-se de um clássico eternamente vivo que pertence ao mundo inteiro.
"Sua herança criativa e filosófica também se reflete nas obras de autores contemporâneos, na escolha dos temas, em sua construção e reinterpretação. Os acentos nacionais na interpretação do fenômeno de Dostoiévski são dedicados a uma grande parte do primeiro filme. No futuro, estamos considerando a possibilidade de criar uma trilogia, complementada por projetos documentais semelhantes sobre Tolstoi e Tchekhov. O número de parceiros de mídia da TV BRICS em diferentes países está em constante crescimento, o que prevê uma cooperação internacional ainda mais interessante", disse Zakharenko.
O Festival de Literatura e Cinema foi realizado pela primeira vez no verão. Mais de 200 trabalhos foram enviados para a competição. Os filmes foram avaliados por um júri profissional, que incluía artistas conhecidos.
Clique aqui para assistir (legendado em português).
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comentários