Filmes de 47 países são exibidos na Semana de Cinema de Moscou
A Semana Internacional de Cinema de Moscou foi realizada entre os dias 23 e 28 de agosto na maior cidade e capital da Rússia. O festival contou com a participação de dezenas de representantes da indústria cinematográfica de 47 países, incluindo Egito, Emirados Árabes Unidos, Índia, China, México, Nigéria, Tailândia e África do Sul. O evento tem o apoio do Governo da Cidade de Moscou e da Agência de Iniciativas Criativas, parceira da TV BRICS.
A programação abarcou longas-metragens, documentários e filmes de animação. Além disso, foram realizadas sessões de discussão e mesas-redondas, em que cineastas russos e estrangeiros puderam trocar experiências, contatos e encontrar novas oportunidades de cooperação.
Segundo Peace Mabe, vice-ministra de Esporte, Artes e Cultura da África do Sul, a Semana Internacional de Cinema de Moscou incorpora o "espírito do BRICS".
"Esta é uma plataforma única onde vários países podem trocar experiências nas indústrias criativas. Este evento é o BRICS em ação", declarou Mabe.
Por sua vez, o chefe do Departamento da Cultura da cidade de Moscou, Aleksei Fursin, acredita que o evento oferece ao cinema russo uma oportunidade de conquistar um novo público.
"É importante construir um sistema de relacionamentos que nos permita entrar em qualquer mercado onde haja demanda por nossos produtos criativos, sem obstáculos", disse o alto funcionário.
Em meio à diversidade cultural dos países e dos gêneros da Sétima Arte, o cinema indiano, incluindo produções de Bollywood lançadas em hindi, atraiu especial atenção dos convidados e participantes do evento. Filmes de Tollywood na língua telugo não ficaram de fora, representando um segmento tradicional da cultura indiana, mas menos familiar ao público em geral.
"O cinema indiano é tão diverso e rico quanto a cultura e as tradições deste país: de região para região, a estética, os temas dos filmes e a sua apresentação mudam. Com o tempo, ouviremos cada vez mais sobre o cinema telugo, conhecido como Tollywood. A Semana Internacional de Cinema de Moscou nos dá a oportunidade de conhecer essas joias escondidas", ressaltou Aleksandra Burman, chefe do departamento do Sul Asiático e Oriente Médio da TV BRICS.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Kommentare