Fiocruz aprova projeto de segurança alimentar no Preventório
A proposta 'Bem Viver: nutrindo territórios sustentáveis', inciativa do Banco Comunitário e da Associação para o Desenvolvimento Solidário do Morro do Preventório (ADSP), foi selecionada na Chamada Pública para Apoio a Ações de Saúde Integral nas Favelas do Rio de Janeiro, realizada pela Fiocruz.
"Estamos felizes com esse resultado, que é fruto de muito trabalho em equipe e da força das parcerias que temos construído. Ao longo dos próximos meses trabalharemos na execução do projeto, que terá seus recursos inteiramente voltados para a promoção de saúde e segurança alimentar e nutricional", diz a nota publicada nas redes sociais.
O projeto será realizado junto às organizações e coletivos Arte Culinária (projeto ligado ao Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, HPJ); Mulheres da Parada (MP); e Associação de Pescadores e Maricultores de Jurujuba (AMPAJ). O principal objetivo é acionar uma rede que atue na promoção de saúde e segurança alimentar e nutricional nas favelas do Morro do Preventório, em Niterói, e Parada de São Jorge, em São Gonçalo.
Entre as ações que serão desenvolvidas estão: a manutenção de três hortas comunitárias (duas em Niterói e uma em São Gonçalo) e a consolidação de uma cozinha comunitária sustentável a partir da estrutura e equipe do HPJ, onde serão realizadas capacitações voltadas para a promoção da alimentação saudável e do aproveitamento integral dos alimentos. Por meio da cozinha comunitária serão realizadas ações solidárias denominadas 'Dia da Alimentação Saudável'.
O projeto tem como público-alvo principal as mulheres 'chefes de família' e usuários da rede de saúde mental de Niterói. Em parceria com o grupo de pesquisa URBE Latam, serão produzidos dados sobre a execução do projeto sistematizados em formato de “policy briefing”, para favorecer sua reaplicabilidade.
O projeto 'Bem Viver conta com mais dois parceiros nas ações da rede: o Bloco Loucos pela Vida e o Espaço Multiplo Orla, também selecionados no mesmo edital.
Comments