Fiocruz entrega mais 2,4 milhões de AstraZeneca

Atualizado: 29 de set. de 2021


(Foto: Divulgação/Fiocruz)

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou a entrega de mais 2,4 milhões de doses da vacina AstraZeneca contra covid-19 para o Ministério da Saúde. A remessa ocorreu nesta terça-feira (28).

Segundo a Fiocruz, está prevista uma nova remessa até o fim desta semana.

A previsão da fundação é, até o final deste ano, entregar ao Plano Nacional de Imunização vacinas com ingrediente farmacêutico ativo (IFA) produzido no Brasil. Isto garantirá ao país independência científica e segurança na fabricação do imunizante, evitando futuros problemas de descontinuidade na produção de vacinas contra a covid-19.

Por meio de seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), a Fiocruz concluiu, na segunda-feira (27), a produção dos primeiros lotes chamados lotes de pré-validação do IFA nacional da vacina covid-19. O insumo passará agora por testes de controle de qualidade na instituição para, em seguida, ser encaminhado para a etapa de processamento final do imunizante. O primeiro lote de pré-validação, finalizado anteriormente no início de setembro, também está em análise.

300x250px.gif
728x90px.gif