top of page

Fla x Flu que decidirá a Taça Rio será exibido na FluTV

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Fluminense chega a acordo com a Rede Globo para transmitir a partida final em seu próprio canal no YouTube


Edu Gomes

FluTV transmitirá a final da Taça Rio entre Fluminense e Flamengo. Foto: Agência Brasil.

A briga pelos direitos de transmissão do Campeonato Carioca continua forte. Mesmo a competição podendo se encerrar amanhã, se o Flamengo for campeão da Taça Rio, a queda de braço travada entre o clube (com apoio do governo Bolsonaro) e a Rede Globo, ganhou novos capítulos.


O caso teve início quando o Flamengo se recusou a aceitar os valores oferecidos pela Globo para a transmissão de seus jogos pelo campeonato estadual. Posteriormente, o clube forçou a barra para que o presidente Jair Bolsonaro, que já se colocou próximo do presidente rubro-negro Rodolfo Landim em diferentes momentos, assinasse a Medida Provisória (MP) 984, que encerrou, pelo menos por hora, os monopólios que existiam acerca dos direitos de transmissão do futebol no Brasil. A partir de agora, os clubes mandantes das partidas podem, individualmente, negociar os direitos de seus jogos nos campeonatos estaduais (no Brasileirão, entretanto, a Globo já possui contrato firmado com todas as equipes da Série A). Assim, o clube rubro-negro se aventurou, de forma ainda incipiente, mas inovadora, na transmissão de seus dois últimos jogos pelo Carioca (contra Boavista e Volta Redonda) pela FlaTV.


Para a final do segundo turno do Carioca, o Fluminense foi sorteado como mandante. A priori, a Rede Globo poderia assim transmitir a partida, já que o clube tricolor detém os direitos dessa transmissão. Mas a emissora abdicou desse direito, como forma de manter o posicionamento declarado anteriormente, onde rompeu o contrato de exclusividade na transmissão dos jogos do Carioca em 2020 (a última partida transmitida ocorreu no domingo (5) passado, na semifinal entre Fluminense e Botafogo).


Entretanto, o tricolor das Laranjeiras negociou com a própria Globo o direito de transmitir a partida em seu canal próprio, algo que acontecerá de forma pioneira no clube e fará com que o jogo, que pode vir a encerrar o campeonato (ou gerar mais duas partidas finais, em caso de vitória do Flu), não fique sem telespectadores. Veja abaixo a nota lançada pelo Fluminense, confirmando a transmissão:

O Fluminense Football Club obteve autorização da TV Globo e fará a transmissão da partida da final da Taça Rio contra o Flamengo em seu canal de YouTube, a FluTV. O clube informa ainda que neste momento pelo bem do futebol, dos torcedores e por ser o primeiro jogo do time profissional transmitido na FluTV, a exibição será aberta de forma gratuita e irrestrita para todos que possuem interesse em assistir a partida no Brasil e no mundo.

Hoje (7), a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) moveu um processo para que o Flamengo também tenha o direito de transmitir a final pela FlaTV. O clube rubro-negro tentou negociar com o Fluminense essa opção mas, em um primeiro momento, teve seu pedido negado pelo rival.


Acompanharemos os próximos capítulos dessa novela, que envolve futebol, política e economia.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner de internet 300x250px_todapalavra 6 9 23.jpg
banner de internet 780x90px_todapalavra 11 9 23.jpg
bottom of page