top of page

Foguete da SpaceX explode 4 minutos após lançamento nos EUA


(Foto: Divulgação/SpaceX)

A empresa aeroespacial SpaceX fez o primeiro lançamento orbital do seu maior e mais poderoso foguete já desenvolvido, o Starship, nesta quinta-feira (20), no Texas, Estados Unidos. O resultado, no entanto, não foi como o esperado. Quatro minutos após o lançamento o Starship acabou explodindo, depois que a primeira tentativa foi cancelada devido a um defeito na válvula de pressão. Apesar da explosão, funcionários da SpaceX aplaudiram a missão.


“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária”, disse a empresa em sua conta no Twitter.


A operação foi realizada no centro de testes da SpaceX em Boca Chica, no Texas, e representa o culminar de anos de trabalho regulatório e testes tecnológicos. A administração da SpaceX enfatizou repetidamente sua natureza experimental, desde sua primeira tentativa de lançamento orbital em 2021, mas sofreu atrasos no desenvolvimento e na obtenção de aprovação da Administração Federal de Aviação dos EUA.


Anteriormente, o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, observou que a missão tem cerca de 50% de chance de sucesso. "Não estou dizendo que chegará à órbita, mas garanto emoção", disse ele.


O Starship, com 120 metros de altura e pode transportar de 100 a 150 toneladas de carga útil, é um foguete de transporte totalmente reutilizável que levará tripulação e carga para a órbita da Terra, a Lua e eventualmente Marte.


Com informações da Agência RT

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page