top of page

Fomentão 2023: Prefeitura seleciona 66 projetos culturais

A Secretaria Municipal das Culturas (SMC) divulgou o resultado da chamada pública “Fomentão 2023”, que destina R$ 2,5 milhões para a produção cultural da cidade, com o objetivo de estimular a economia criativa e impulsionar as atividades artísticas. O edital foi lançado em junho deste ano e é mais uma ação do programa “Cultura é um Direito”, que engloba diversas ações para a garantia dos direitos culturais da população.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

Durante o processo seletivo, 652 projetos foram inscritos, mais que o dobro do número do Fomentão de 2022. Dentre os inscritos, 66 foram selecionados, sendo que 89% receberão o fomento pela primeira vez. Os selecionados poderão receber até R$ 70 mil. O projeto, somado a outras ações da Prefeitura, tem como objetivo potencializar o desenvolvimento da cultura na cidade e também de outros setores, com investimentos na área em todas as regiões da cidade.


O “Fomentão” é voltado para propostas culturais realizadas por artistas, grupos, coletivos ou instituições culturais que tenham CNPJ (incluindo MEI). As ações precisaram se enquadrar em um dos eixos do edital. Dos 66 projetos selecionados, 20% compreendem a circulação de espetáculos, shows e exposições; 17% são de festivais; 12% para a manutenção de grupos, coletivos ou companhias; 15% para montagem de espetáculos, shows e exposições; 29% produtos artísticos e culturais; e 8% de residências artísticas.


A secretária das Culturas de Niterói, Júlia Pacheco, destaca que o objetivo principal do Fomentão é contribuir para ampliar o acesso à cultura e está sendo cumprido com o resultado dos selecionados no edital.


"Estamos muito felizes em ver cada vez mais coletivos e expressões culturais acessando recurso público de fomento. Nossa meta é democratizar o acesso à cultura e fortalecer o trabalhador do setor cada vez mais", resumiu Júlia Pacheco.

As propostas inscritas contemplarão as mais diversas expressões e linguagens como shows, concertos, clipes, espetáculos de teatro, dança, circo, obras audiovisuais, produções literárias, leituras dramatizadas, oficinas das mais variadas expressões artísticas, acervos, arquivos, arte e cultura urbana, arte pública, artes digitais, artes integradas, artes visuais, artesanato, audiovisual, biblioteca, capoeira, carnaval e cinema.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page