Foragida da Justiça, ex-deputada é presa na Prefeitura de São João de Meriti
A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (1º), a ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho, que estava foragida da Justiça. Segundo a PF, a prisão é decorrente de investigações que remetem ao ano de 2006, à Operação Sanguessuga, também conhecida como Máfia das Ambulâncias, deflagrada para desarticular um grupo criminoso formado por parlamentares e empresários que fraudavam licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de, ao menos, 20 estados.
Na época, chegou a mais de 40 o número de parlamentares (deputados e vereadores) processados por envolvimento com o esquema de desvio de dinheiro público para compra de ambulâncias. Mais de 30 prefeituras foram investigadas.
A ex-deputada do então PMDB (atual MDB), de 72 anos, foi condenada pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com pena de nove anos de reclusão. A ex-deputada ocupa, atualmente, o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A prisão ocorreu na própria secretaria, segundo a PF. O atual prefeito da cidade é Dr. João, do PL. De acordo com o g1, a a prefeitura, ao ser procurada, disse que não tinha conhecimento das investigações sobre Almerinda e que ela assumiu o cargo em 2021.
"Agora, só depois da prisão e da nota emitida pela Polícia Federal, é possível saber que é um processo de 2006 e que corria em segredo de justiça. A prefeitura informa também que está acompanhando o caso", diz a prefeitura.
Após a formalização da prisão, Almerinda Carvalho foi levada à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu para os procedimentos de praxe. De lá, ela será encaminhada ao Instituto Médico Legal para a realização de exame de corpo de delito, e posteriormente ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça, conforme informou a PF.
Com a Agência Brasil
Opmerkingen