top of page
banner niteroi NQQ 780x90px 25 6 25.jpg

Foragido, presidente do Solidariedade entra na lista vermelha da Interpol


Eurípedes Gomes Júnior, foi incluído na lista vermelha de difusão da Interpol (Reprodução/Redes sociais)

O presidente do Solidariedade, Eurípedes Gomes Júnior, foi incluído na lista vermelha de difusão da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) nesta quinta-feira (13). Ele está foragido e é suspeito de desviar recursos públicos.


Desde quarta-feira (12), a Polícia Federal (PF) realiza ações da operação que investiga membros do antigo PROS, que no ano passado foi incorporado ao Solidariedade, por desvios de recursos do fundo partidário nas eleições de 2022. O valor chega a R$ 36 milhões, informa a corporação.


Caso esteja no exterior, Eurípedes Júnior poderá ser preso com a inclusão de seu nome na lista da Interpol. As investigações apontam que o presidente do Solidariedade desembolsou para contas pessoais e de parentes o dinheiro das contas do PROS quando foi destituído do cargo.


"A investigação sobressaltou que as viagens com destino a Miami e Orlando costumam possuir escalas prolongadas no Panamá, considerado paraíso fiscal, denotando, a esse respeito, a necessidade de maior profundidade no alcance das provas", diz o inquérito.


Ainda segundo a PF, Eurípedes Júnior furtou equipamentos avaliados em mais de R$ 15 milhões, dez veículos, um helicóptero, aparelhos de ar-condicionado, computadores, um sistema de energia solar e diversos móveis pertencentes ao PROS.


Batizada de Fundo do Poço, a operação cumpriu sete mandados de prisão preventiva e outros 46 de busca e apreensão em São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Paraná. O presidente do Solidariedade, que assumiu o cargo após a incorporação do PROS pela sigla, é o principal alvo.


Até o momento, três pessoas foram presas: Berinaldo da Ponte, ex-deputado distrital; Sandro do PROS, que foi candidato em 2022; e Cintia Lourenço da Silva, primeira tesoureira do Solidariedade. Os investigados respondem por apropriação indébita, organização criminosa, falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, furto qualificado e apropriação de recursos eleitorais.


Em nota, o Solidariedade afirmou que esses são fatos ocorridos antes da incorporação do PROS pela sigla. O partido está avaliando a situação e ainda não tem uma posição definitiva sobre os acontecimentos.


Quem é Júnior

Eurípedes de Macedo Júnior, de 49 anos, começou a carreira como vereador por Planaltina de Goiás (GO), em 2008, eleito pelo antigo PSL, mesmo partido pelo qual Jair Bolsonaro viria a ser eleito presidente da República em 2018.


Em 2013, o político goiano fundou o PROS. O partido sempre foi governista e votou majoritariamente com os governos petistas e também com Michel Temer e Jair Bolsonaro. Já Eurípedes foi candidato a deputado federal por Goiás, em 2014, e a 1º suplente para o Senado, em 2018, mas não se elegeu.


Com a Sputnik Brasil

Comments


banner niteroi NQQ 300x250px 25 6 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page