Força-tarefa cria plano para 'sugar' poluente da água da Cedae
Uma força-tarefa criada pelo Governo do Estado do Rio nesta sexta-feira (5/4) fará a sucção do tolueno, substância química que está poluindo os mananciais de captação da Cedae. Por conta disso, as cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, parte de Maricá e a Ilha de Paquetá estão desde quarta-feira (3/4) sem água. Ao todo, cerca de 2 milhões de moradores são afetados. Não há previsão para a normalização do serviço. Testes realizados ao longo do dia indicaram que a água continua imprópria para o consumo.
"Foi definido que Inea, Cedae e Petrobras vão ceder maquinário para realizar a sucção do poluente que está contaminando a água dos rios. A Petrobras e a Transpetro se comprometeram a disponibilizar equipamentos como barreiras de contenção, recolhedores de oleofílico e vertedouro e mantas absorventes", diz a nota do governo.
Plano de Ação
A mobilização para conter o vazamento do tolueno no rio Guapiaçu, em Guapimirim, um dos mananciais que abastecem o sistema Imunana-Laranjal, envolve um plano de ação e a atuação conjunta da secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Cedae, Petrobras e concessionárias Águas do Brasil e Águas do Rio.
"Estamos unindo esforços para encontrar uma solução conjunta, com a contribuição de cada instituição. Nosso objetivo é normalizar a distribuição de água o mais rápido possível", disse o secretário do Ambiente, Bernardo Rossi.
Nesta sexta-feira (5/4), a Cedae instalou uma barreira em um canal onde foi constatada a contaminação. A medida reduziu o índice do poluente na água, mas os técnicos avaliaram que ainda será necessário bloquear o acesso de outro canal, onde também foi detectada a presença do produto químico.
A concentração máxima permitida por lei é de 30 microgramas por litro de água. Ontem (quinta-feira) a concentração encontrada nas amostras chegou a 59 microgramas por litro no ponto do rio Guapiaçu entre Cachoeiras de Macacu e Guapimirim.
Comments