top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Fórum Ambiental Russo discute novo mecanismo REP

Na terça-feira, 10 de outubro, durante o Fórum Ambiental Russo (FAR), foi realizada uma sessão plenária sobre o tema "O princípio da ciclicidade: REP, concessões e investimentos - pontos de referência do novo ecossistema". O evento discutiu as características do novo mecanismo REP, as perspectivas de implementação e os resultados projetados, bem como a reação da comunidade do setor em relação às inovações.

ree
Foto: TV BRICS

A responsabilidade estendida do produtor e do importador (REP) é um mecanismo de regulamentação econômica que exige que os produtores e importadores de produtos e embalagens garantam sua reciclagem após o uso e a perda das propriedades de consumo.


Outro ponto de referência para o desenvolvimento da economia circular são as concessões e os investimentos. Em outras palavras, trata-se de ferramentas financeiras para o setor de gestão de resíduos, que permitem criar a infraestrutura necessária para o setor em um curto período de tempo. Os participantes da reunião consideraram as condições para a conclusão dos contratos de concessão, o apoio das regiões, bem como as concessões como garantia de estabilidade e eficiência dos projetos de infraestrutura.


Denis Butsayev, diretor executivo da Empresa de Direito Público 'Operador Ambiental Russo', falou sobre o ritmo alcançado no âmbito do projeto federal 'Sistema integrado de gestão de resíduos sólidos municipais'.


"A partir de 2020, 46 concessões foram assinadas, em comparação com as 10 da década anterior. <...> O trabalho ativo está em andamento com colegas de quase 70 setores. O número total de empregos no âmbito dos dois projetos federais "Sistema integrado de gestão de resíduos sólidos municipais" e "Economia de ciclo fechado" é de 19 mil, que devemos criar até 2030", disse Butsayev.


Weerasak Kowsurat, vice-presidente da Comissão de Recursos Naturais e Meio Ambiente do Senado tailandês, compartilhou sua opinião sobre a possibilidade de aplicar a experiência da Tailândia na transição para uma economia circular na Rússia:


"A Tailândia é um país pequeno em comparação com o vasto território da Rússia, mas acho que podemos aprender uns com os outros. Um dos palestrantes enfatizou que 50% dos resíduos urbanos são resíduos alimentares. Em meu país, a situação é semelhante, portanto, podemos compartilhar experiências e diferentes práticas para resolver esses problemas, estabelecendo uma cooperação", afirmou ele.


Ivan Polyakov, Presidente do Conselho Empresarial Rússia-ASEAN, observou que a criação de uma economia de ciclo fechado é uma prioridade para todos os países, sem exceção.


Ele acrescentou que os países da ASEAN adotaram um programa de grande escala para o desenvolvimento de economias de ciclo fechado já em 2021, no âmbito da 20ª reunião do Conselho da Comunidade Econômica. Em sua opinião, a sincronização e a união de esforços para melhorar tanto os programas nacionais russos quanto os programas nacionais dos países da ASEAN levarão a efeitos ambientais e econômicos explosivos.


Polyakov disse que muito trabalho está sendo feito com o Operador Ambiental Russo. Ele expressou confiança de que um projeto de grande escala com Mianmar será lançado em um futuro muito próximo e que outros países se juntarão à iniciativa.


Em seguida, a FAR realizou uma sessão sobre a trilha de Cooperação Internacional, na qual os participantes discutiram o desenvolvimento sustentável internacional.


Em 2015, a Assembleia Geral da ONU estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Eles são uma espécie de apelo à ação de todos os países. Os estados reconhecem que é preciso tomar medidas para combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente. Em janeiro de 2019, 27 grandes produtores fundaram a Aliança para Eliminar o Desperdício de Plástico e, entre eles, estão os produtores das Filipinas.


Igor Bailen, embaixador das Filipinas na Rússia, explicou por que é importante que as empresas participem dessa aliança.


"Acho que é necessário porque a questão é sobre desenvolvimento sustentável. E quando implementamos um programa de desenvolvimento sustentável, não se trata apenas de governos, não se trata apenas de interação entre pessoas, mas também de negócios. Portanto, acho que todas as partes interessadas devem se unir e trabalhar juntas. É importante que as empresas sigam o conceito de uma economia de ciclo fechado, para que possam reciclar todos os resíduos, inclusive o plástico. E como já foi mencionado, a poluição marinha por plástico é um problema transfronteiriço. E as Filipinas também gostariam de fazer parte da solução com outros parceiros", enfatizou Bailen.


Eduardo Villegas Mejias, embaixador do México na Rússia, falou sobre o programa Sembrando Vida para tratar de duas questões: redução da pobreza rural e redução da degradação ambiental:


"A iniciativa Sembrando Vida é um programa muito importante no México. Ela foi criada pelo Presidente, López Obrador. E agora é uma das prioridades do país. Estamos falando de 500.000 empregos."


Mejias ressaltou que, dado o contexto econômico, cultural e climático, é possível aplicar a experiência do México na Rússia e vice-versa.


O Fórum Ambiental Russo (FAR) é o maior evento setorial que reúne os principais participantes do gerenciamento de resíduos sólidos municipais.


Fonte: TV BRICS

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page