Fórum de Mídia do BRICS debate fortalecimento da troca de informações
À margem do Fórum de Mídia do BRICS, foi realizada uma sessão de painel sobre "Fortalecimento de intercâmbios: o papel da mídia na promoção do crescimento econômico da África". Diretora Geral da rede internacional TV BRICS, Janna Tolstikova, fez um discurso durante esse painel de discussão. A TV BRICS tem mais de 50 parceiros de mídia nacionais em 11 países, incluindo países africanos como Moçambique, Zimbábue e África do Sul. A TV BRICS vê o papel crescente da troca de informações entre as mídias nacionais no fortalecimento das relações entre os países.

Em seu discurso, a Diretora Geral da TV BRICS, Janna Tolstikova, destacou o significado da apresentação à comunidade global por meio da mídia nacional autêntica da África, juntamente com a visão de jornalistas e criadores locais.
"Os recursos de mídia da África devem ter o direito de transmitir para o público internacional sua visão do que está acontecendo no mundo, seu ponto de vista e suas posições. Isso permitiria que eles informassem outros países de maneira fundamentada e objetiva sobre a agenda econômica da África, os desafios enfrentados pelo continente e as soluções que a África pode oferecer ao mundo. Isso pode ser alcançado por meio da troca de informações internacionais, que fornece uma imagem da agenda nacional de cada país para públicos estrangeiros, aproximando-os e criando uma base para novos laços e interesses mútuos em vários campos. Acreditamos que isso ajuda a estimular o desenvolvimento de cada país e o crescimento geral entre os países quando cobrimos uma área por meio da mídia", defende Janna.
Falando sobre trocas de informações globais com a mídia da África, Janna Tolstikova citou a experiência do TV BRICS. Ela falou sobre a troca de informações multilaterais de alta qualidade entre diferentes conselhos editoriais.
"Para nós, é necessário fortalecer as trocas entre os países, pois isso levará a um crescimento econômico mais sustentável, inclusivo e rápido - não apenas para os países da África, mas para todos os outros países que chamamos de BRICS+", acrescentou ela.
Durante a sessão, representantes da África do Sul, China, França, Zâmbia e Camarões discutiram como as agências de mídia contribuem para o desenvolvimento econômico e a prosperidade do continente africano.
Loyce Mkwayaya Saili, diretora da agência de notícias estatal ZANIS, da Zâmbia, sob os auspícios do Ministério da Informação e Radiodifusão, observou que a África está emergindo constantemente como uma região econômica forte e em crescimento, cujo crescimento real do PIB em 2023 e 2024 está projetado em cerca de 4%.
"No entanto, para realizar todo o seu potencial e alcançar o desenvolvimento sustentável, a África deve aproveitar o poder flexível e adaptável da mídia, que envolve sua capacidade de informar, educar e entreter o público", enfatizou ela.
Saili expressou confiança de que o papel da mídia nesse sentido é aprimorado pelos avanços na tecnologia de informação e comunicação, pela diversidade de plataformas de mídia e pela expansão geral do espaço de mídia no continente. "Ao dar ressonância às histórias, culturas e inovações regionais, estamos criando uma narrativa que ressoa com as pessoas na África e em todo o mundo, promovendo assim uma melhor compreensão e unidade entre nossos países", disse a diretora da ZANIS.
O Fórum de Mídia da TV BRICS, que teve início em Joanesburgo na véspera da Cúpula do BRICS (22 a 24 de agosto), também conta com a participação de uma equipe da rede internacional TV BRICS. A reportagem estará disponível em nosso site e no ar muito em breve.
O Fórum de Mídia do BRICS foi criado em 2015. Ele oferece uma plataforma para o diálogo entre os principais veículos de mídia dos países membros do bloco. Ele é organizado pela agência de notícias chinesa Xinhua News Agency.
Fonte: TV BRICS