top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Fórum de Mídia do BRICS debate fortalecimento da troca de informações

À margem do Fórum de Mídia do BRICS, foi realizada uma sessão de painel sobre "Fortalecimento de intercâmbios: o papel da mídia na promoção do crescimento econômico da África". Diretora Geral da rede internacional TV BRICS, Janna Tolstikova, fez um discurso durante esse painel de discussão. A TV BRICS tem mais de 50 parceiros de mídia nacionais em 11 países, incluindo países africanos como Moçambique, Zimbábue e África do Sul. A TV BRICS vê o papel crescente da troca de informações entre as mídias nacionais no fortalecimento das relações entre os países.

TV BRICS

Em seu discurso, a Diretora Geral da TV BRICS, Janna Tolstikova, destacou o significado da apresentação à comunidade global por meio da mídia nacional autêntica da África, juntamente com a visão de jornalistas e criadores locais.


"Os recursos de mídia da África devem ter o direito de transmitir para o público internacional sua visão do que está acontecendo no mundo, seu ponto de vista e suas posições. Isso permitiria que eles informassem outros países de maneira fundamentada e objetiva sobre a agenda econômica da África, os desafios enfrentados pelo continente e as soluções que a África pode oferecer ao mundo. Isso pode ser alcançado por meio da troca de informações internacionais, que fornece uma imagem da agenda nacional de cada país para públicos estrangeiros, aproximando-os e criando uma base para novos laços e interesses mútuos em vários campos. Acreditamos que isso ajuda a estimular o desenvolvimento de cada país e o crescimento geral entre os países quando cobrimos uma área por meio da mídia", defende Janna.


Falando sobre trocas de informações globais com a mídia da África, Janna Tolstikova citou a experiência do TV BRICS. Ela falou sobre a troca de informações multilaterais de alta qualidade entre diferentes conselhos editoriais.


"Para nós, é necessário fortalecer as trocas entre os países, pois isso levará a um crescimento econômico mais sustentável, inclusivo e rápido - não apenas para os países da África, mas para todos os outros países que chamamos de BRICS+", acrescentou ela.


Durante a sessão, representantes da África do Sul, China, França, Zâmbia e Camarões discutiram como as agências de mídia contribuem para o desenvolvimento econômico e a prosperidade do continente africano.


Loyce Mkwayaya Saili, diretora da agência de notícias estatal ZANIS, da Zâmbia, sob os auspícios do Ministério da Informação e Radiodifusão, observou que a África está emergindo constantemente como uma região econômica forte e em crescimento, cujo crescimento real do PIB em 2023 e 2024 está projetado em cerca de 4%.


"No entanto, para realizar todo o seu potencial e alcançar o desenvolvimento sustentável, a África deve aproveitar o poder flexível e adaptável da mídia, que envolve sua capacidade de informar, educar e entreter o público", enfatizou ela.


Saili expressou confiança de que o papel da mídia nesse sentido é aprimorado pelos avanços na tecnologia de informação e comunicação, pela diversidade de plataformas de mídia e pela expansão geral do espaço de mídia no continente. "Ao dar ressonância às histórias, culturas e inovações regionais, estamos criando uma narrativa que ressoa com as pessoas na África e em todo o mundo, promovendo assim uma melhor compreensão e unidade entre nossos países", disse a diretora da ZANIS.


O Fórum de Mídia da TV BRICS, que teve início em Joanesburgo na véspera da Cúpula do BRICS (22 a 24 de agosto), também conta com a participação de uma equipe da rede internacional TV BRICS. A reportagem estará disponível em nosso site e no ar muito em breve.


O Fórum de Mídia do BRICS foi criado em 2015. Ele oferece uma plataforma para o diálogo entre os principais veículos de mídia dos países membros do bloco. Ele é organizado pela agência de notícias chinesa Xinhua News Agency.


Fonte: TV BRICS


Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page