top of page

Fórum de Transformação Digital é lançado em Niterói

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta quarta-feira (26/7), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no centro, o evento de lançamento do Fórum de Transformação Digital do município. Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), o Fórum tem os objetivos de promover o intercâmbio de ideias e circulação de informações sobre o tema, propor medidas para o aprimoramento dos serviços digitais, sistemas e processos eletrônicos, além de colaborar na implementação das decisões da política municipal.

Foto: Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou do lançamento do Fórum e destacou que a transformação digital do município é prioridade desde 2013, quando foi elaborado o Planejamento Estratégico Niterói Que Queremos.


“Avançamos muito nestes 10 anos em modernização tecnológica com o objetivo de prestar serviços de qualidade à população de Niterói. Precisamos da tecnologia para aumentar a eficiência dos serviços públicos e facilitar a vida das pessoas. Temos o Portal de Serviços que reúne todos os serviços da Prefeitura. Temos um avanço significativo do Processo Eletrônico. Hoje, 57 por cento dos processos da Prefeitura tramitam em meio digital. Por isso temos recebido o reconhecimento de outras cidades pela transformação digital de Niterói”, destacou Axel Grael.


Além da coordenação da Seplag, o Fórum de Transformação Digital é composto por órgãos e entidades setoriais, representantes do setor produtivo, sociedade civil e comunidade científica. O Fórum tem até agora 25 instituições e entidades inscritas. Para a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, o Fórum reforça o pioneirismo de Niterói nas agendas de Governo Digital.


“A cidade é vanguarda em transformação digital, sempre com a preocupação de ter a participação da população da elaboração das políticas públicas. Um plano só pode ser realizado quando a sociedade está inserida neste processo. Nosso Portal de Serviços, lançado em 2021, chegou a um milhão de acessos. Elaboramos a nossa Estratégia de Governo Digital (EGD), do qual este Fórum é parte importante. O Fórum será um espaço amplo de diálogo para tratar de soluções tecnológicas para melhorar a vida da população de Niterói”, afirmou Ellen Benedetti.


O Fórum de Transformação Digital está inserido na Estratégia de Governo Digital (EGD) de Niterói. A EGD foi lançada pela Prefeitura de Niterói para orientar a transformação digital do município; buscar maior eficiência, simplicidade e facilidade no acesso a serviços públicos: além de ampliar a transparência.


A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, destacou a importância do ambiente de troca que acontecerá no Fórum.


“O Fórum representa a integração do governo municipal com todos os setores da sociedade. Estamos conseguindo muitos avanços rapidamente. A participação dos cidadãos é fundamental. Também trabalhamos na capacitação digital destes cidadãos. Desta forma colaborativa, as ações se tornam de melhor qualidade para a gestão municipal e para o cidadão”, explicou Valéria Braga.


A Estratégia de Governo Digital de Niterói prevê a implementação de ações como o aprimoramento do Portal de Serviços, agilização na abertura de empresas, monitoramento da saúde, uso de tecnologias assistivas e letramento digital para grupos vulneráveis. A EGD foi construída de forma colaborativa com órgãos municipais e especialistas, e estabeleceu princípios, objetivos e metas alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.


O evento de lançamento do Fórum de Transformação Digital de Niterói teve palestra de Roberto Pojo, secretário nacional de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Roberto Pojo afirmou que o governo federal vive um momento de aproximação com estados e municípios em relação a temas como digitalização e inovação.


“É fundamental que o governo federal estimule a integração com estados e municípios. Oitenta por cento dos serviços públicos são prestados nas cidades. É muito importante elaborar políticas públicas com a presença dos municípios. Nosso objetivo é trabalhar sempre de forma colaborativa”, disse Roberto Pojo.


O evento teve palestra de Danilo Bertazzi, chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital também do MGI. Danilo Bertazzi falou sobre a elaboração da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD).


Também estiveram presentes no evento de lançamento do Fórum de Transformação Digital de Niterói o secretário municipal de Administração, Luiz Vieira; o secretário municipal de Fazenda em exercício, Heitor Moreira; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite; e o presidente da Neltur, André Bento.


Mais informações podem ser obtidas aqui.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Commentaires


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page