Fórum Intersindical do Leste Fluminense realiza seminário

O Fórum Intersindical do Leste Fluminense — que representa trabalhadores de diferentes setores da economia desta região do estado do Rio de Janeiro — realiza amanhã, quarta-feira, dia 20 de outubro, das 9h às 16h, no Espaço Mar Premium, em Maricá, o seu 11º seminário, sobre o tema 'O Brasil que queremos e o país que defendemos'. O encontro será presencial, seguindo todos os protocolos sanitários, e transmitido ao vivo pelo canal do Fórum no YouTube.

Brizola Neto em encontro com sindicalistas / Divulgação

Na palestra de abertura, Fernando Benfica fará uma "Análise de Conjuntura" do país, a partir de dados das pesquisas recentes do Diesse (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Benfica é técnico do órgão no Rio de Janeiro, doutorando em economia na UFF, além de pesquisador sobre inovações tecnológicas e seus impactos no trabalho.


O seminário terá três mesas-redondas para debater questões relativas a trabalho, diversidade e meio ambiente em um Brasil profundamente afetado pelas crises socioeconômica e sanitária.


Para falar sobre trabalho e os desafios diante do desemprego e do empobrecimento da população, o Fórum Intersindical do Lestre Fluminense convidou Brizola Neto — ex-secretário de Trabalho do estado do Rio (2011), ex-ministro do Trabalho (2012 / 2013) e atual Coordenador de Trabalho e Renda da Prefeitura de Niterói — e Luis Marcel Loureiro Motta, presidente do sindicato dos servidores municipais de Araruama, formado em administração e RH, e pós-graduando em gestão pública.


O geógrafo e mestre em história, escritor e pesquisador da cultura indígena fluminese, Marcelo Sant'Ana Lemos, comporá a mesa de debates sobre diversidade ao lado de Luana Mota, cientista social, professora de sociologia, mãe de criança autista e militante pela neurodiversidade.


Já as questões relativas ao meio ambiente serão debatidas pelo biólogo especialista em meio ambiente e neutralização de carbono, coordenador do SIMAAS (Sistema de Integração Municipal Méricas Área Sul) no Brasil, Ricardo Harduim; juntamente com Ary Girota, presidente do Sindágua-RJ (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos), trabalhador da Cedae e pós-graduando de gestão de tecnologia em saneamento na Fiocruz.


Além deles, Claudia Agnelli, diretora do Centro Anchipurac, em San Juan, na Argentina, falará sobre o trabalho que é feito na instituição e sobre outros temas ambientais. O Centro Anchipurac atua com profissionais de diversas áreas e de forma interdisciplinar na educação ambiental, na pesquisa e no desenvolvimento de ações sustentáveis.


O seminário terá ainda a participação de várias lideranças sindicais. Um dos coordenadores do evento, José Juvino, presidente do Sindicato dos Empregados dos Edifícios de Niterói (SEEN), ressalta que o debate acontece em um momento crítico para os trabalhadores brasileiros.


"Nós do movimento sindical organizado queremos construir caminhos e fortalecer a luta por emprego e melhores condições de trabalho, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem toda a sociedade", defendeu.


Sobre o Fórum Intersindical do Leste Fluminense


O Fórum Intersindical do Leste Fluminense é um órgão colegiado que conta com a colaboração dos sindicatos da Construção Civil de São Gonçalo, dos Empregados de Edifícios de Niterói, dos Rodoviários de Niterói e Região, dos Metalúrgicos de São Gonçalo, dos Jornalistas do Estado do RJ, da Indústria do Vestuário de São Gonçalo, do Sinpospetro Niterói e Região, do Sindesnav, dos Servidores Municipais de Araruama e dos Trabalhadores na Indústria da Água e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae).





Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg