Fotógrafa realiza palestra sobre educação indígena e quilombola
Na próxima quinta-feira (23/5), às 18h, na Sociedade Fluminense de Fotografia, acontece a palestra do livro 'Saberes e Fazeres – Um olhar para a educação Indígena e Quilombola no Ceará', da fotógrafa Sheila Oliveira. A roda de conversa com a autora contará também com a presença da educadora Rona Hanning
A publicação documenta práticas pedagógicas e relações sociais e culturais em 14 escolas em comunidades Indígenas e Quilombolas no Ceará, valorizando memórias, saberes e identidades étnicas.
O projeto iconográfico iniciou em meados de 2022 com os registros de Sheila Oliveira nas escolas de comunidades Indígenas e Quilombolas, sob a curadoria e auxílio da Seduc-Ce, na companhia da educadora carioca, Rona Hanning, idealizadora do Instituto Ler é Abraçar. A educadora também assina a contracapa do livro e, com sua larga experiência em diversos campos sociais e culturais do Brasil, foi de extrema importância para o projeto, contribuindo por meio de sua perspectiva educativa, desenhando a narrativa visual do livro levando em consideração as vivências, o desejo e o olhar sensível e autoral de Sheila Oliveira.
O texto de apresentação do “Saberes e Fazeres – Um olhar para a educação Indígena e Quilombola” no Ceará é de Claudia Leitão, que discorre de maneira poética, mencionando o trabalho da fotógrafa como “uma fechadura mágica paralisado pela imagem”, fazendo também um apanhado da história até chegar na ancestralidade dos povos Indígenas e Quilombolas, bem como o lugar de importância que as escolas ocupam nesses territórios historicamente invisibilizados.
O livro apresenta uma narrativa visual entrelaçada entre ancestralidade e educação, contada a partir do ponto de vista dos líderes das comunidades Indígenas e Quilombolas, uma linguagem original que sustenta e embasa o modo de vida, suas crenças, perspectivas e modos de vida, captados cuidadosamente pela fotógrafa.
Sobre a autora
Sheila Oliveira nasceu na cidade de Itapipoca, Estado do Ceará, em 1957. Iniciou as primeiras experiências com fotografia aos 16 anos. Vive e trabalha em Fortaleza – Ceará. Estudou fotografia na Foximage, em Paris, 1988; e fez especialização em fotojornalismo em São Paulo, na Escola Focus, 1992. Trabalhou na Agence France Press, 1990 – AFP (Paris) e no jornal Folha de São Paulo.
Em 2005 ganhou o Prêmio de Fotografia Chico Albuquerque, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará com o livro Carnaúba a árvore que arranha, Editora Tempo D’imagem, seu primeiro livro, e em 2012, ganhou o prêmio do Edital das Artes da Secretaria da Cultura de Fortaleza com o livro “Redes de Dormir”/ em 2015 publica o livro “Rio Jaguaribe Memória no Tempo e nas Águas – Editora Dartista”.
Foi Diretora/Presidente do Ifoto – Instituto da Fotografia entre 2010 e 2011. Tem imagens publicadas nas revistas Revista CARCARA Photo Art – Edição 2019 Almanaque Brasil Socioambiental – São Paulo, 2008 – Trabalho sobre a Carnaúba; Revista Seven Magazine – Fortaleza – Matéria sobre a Rede de Dormir; Revista Horizonte Geográfico, edição de fevereiro, 2008 – Carnaúba a árvore de mil e uma utilidade; Revista Casa Cor – Edição 2004. Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil e exterior.
Serviço
Palestra do livro 'Saberes e Fazeres – Um olhar para a educação Indígena e Quilombola no Ceará', da fotógrafa Sheila Oliveira
Data: 23/5, quinta-feira
Horário: 18h
Local: Sociedade Fluminense de Fotografia
Endereço: Rua Dr. Celestino, 115, Centro, Niterói
Telefone : (21) 2620-1848
Entrada gratuita
Comments