Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial, morre aos 78 anos
- Da Redação
- 8 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
O ex-jogador e ex-técnico de futebol alemão Franz Beckenbauer morreu, domingo (7), aos 78 anos de idade. A informação foi confirmada pela família em comunicado oficial.
Beckenbauer era considerado um dos maiores craques de futebol de todos os tempos. Bicampeão mundial – em 1974 como jogador e em 1990 como técnico -, ele era uma lenda na Alemanha.
Segundo a nota, o ex-meiocampista do Bayern de Munique e da Seleção da Alemanha morreu em paz enquanto dormia cercado pelos familiares. "É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família. A família pede que possam 'sofrer em silêncio e abster-se de receber qualquer pergunta", disse o comunicado.
Franz Beckenbauer foi capitão no título da Copa do Mundo de 1974, em casa, como jogador, e em 1990, na Itália, repetiu o feito como treinador. Além do alemão, apenas o francês Didier Deschamps e o eterno Mario Jorge Lobo Zagallo, que faleceu um dia antes, no último sábado (6), conseguiram tal feito - sendo que o Velho Lobo foi muito além, conquistando quatro títulos mundiais pela Seleção Brasileira.
Pelo Bayern de Munique, Beckenbauer conquistou quatro títulos do Campeonato Alemão e três Ligas dos Campeões da Europa. Ao deixar o Bayern, o craque ainda teve a oportunidade de jogar ao lado de Pelé no New York Cosmos, dos Estados Unidos, em 1977 - ano em que o Rei do Futebol encerrou definitivamente a carreira como jogador.
Após a aposentadoria dos gramados em 1983, Beckenbauer, além de comandar a seleção alemã, o Olympique de Marseille e o Bayern de Munique - do qual foi presidente por 15 anos -, também ocupou cargos na Federação Alemã e na Fifa.
Σχόλια