Fraternidade é tema central da visita do Papa ao Iraque


Bagdá - A fraternidade inter-religiosa e o incentivo à comunidade católica dizimada pela violência e pelo terrorismo foram os temas centrais do primeiro dia da visita apostólica do Papa Francisco ao Iraque.


Como anunciou antes de sair de Roma, o Sumo Pontífice chegou aqui como um peregrino da paz na primeira estadia de um sucessor de Pedro no berço de Abraão, figura para a qual convergem judeus, muçulmanos e cristãos. Depois de ser recebido pelo primeiro-ministro, Mustafa Al-Khadimi, e fazer uma visita de cortesia ao presidente, Barham Salih, Francisco encontrou-se com outras autoridades e representantes da sociedade civil e do corpo diplomático. No primeiro discurso em solo iraquiano, o papa afirmou que a convivência fraterna exige um diálogo paciente e sincero, protegido pela justiça e pelo respeito à lei, o que, disse ele, exige esforço e empenho de todos para superar rivalidades e oposições. Só se conseguirmos olhar uns para os outros, com as nossas diferenças, como membros da mesma família humana, poderemos iniciar um processo eficaz de reconstrução e deixar às futuras gerações um mundo melhor, mais justo e mais humano, disse. Pouco depois, ele se reuniu com bispos, padres, religiosos, seminaristas e catequistas na Catedral Católica Síria de Nossa Senhora da Salvação, objeto de uma ação terrorista que deixou dezenas de mortos e feridos em 31 de outubro de 2010. Nas últimas décadas, disse Francisco, você e seus concidadãos tiveram que lidar com os efeitos da guerra e da perseguição, a fragilidade das infraestruturas de base e a luta contínua pela segurança econômica e pessoal, que muitas vezes levou ao deslocamento interno e à migração. Referindo-se em particular às vítimas do ataque terrorista de 2010, sublinhou que 'a sua morte nos lembra fortemente que o incitamento à guerra, as atitudes odiosas, a violência e o derramamento de sangue são incompatíveis com os ensinamentos religiosos', como assinalou na sua encíclica 'Todos os irmãos' . Amanhã, disse ele, encontrarei em Ur os líderes das tradições religiosas presentes neste país, para proclamar, mais uma vez, a nossa convicção de que a religião deve servir à causa da paz e da unidade entre todos os filhos de Deus.


Prensa Latina

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle