Frente fria chega com ventania e chuva de granizo

Uma tempestade atingiu Niterói na tarde desta segunda-feira (16/5), provocando ventania, chuva forte, ressaca e até chuva de granizo em alguns bairros. O temporal é resultado da passagem de um ciclone extratropical pela costa do Sudeste e do Sul do país, e que vem se somar a uma massa de ar polar que, segundo os meteorologistas do Clima-Tempo, irá provocar uma queda acentuada de temperatura esta semana.

Chuva de granizo em São Gonçalo / Divulgação

Desde as 15h30 a cidade está em estágio de atenção e a Defesa Civil alerta para mais chuvas nas próximas horas. Em nota, o prefeito Axel Grael afirmou que está acompanhando de perto a situação e que equipes da Defesa Civil, Seconser, Clin e NitTrans estão nas ruas atuando. Segundo Axel, foram registradas, até o momento, 35 ocorrências, entre quedas de árvores, desabamento de muros e destelhamento do casas. Todos sem gravidade.


Bairros da Zona Sul como Icaraí e Ingá, além do Centro, tiveram ruas alagadas. Na rua Santo Cristo, no Fonseca, na Zona Norte, uma árvore caiu e interditou o trecho. Um veículo da Defesa Civil esteve no local.


Queda de poste na ponte


Uma árvore e um poste de energia elétrica caíram em um dos acessos da Ponte Rio-Niterói, na altura do Mocanguê, sentido Niterói. A concessionária EcoPonte informou que o ponto de ônibus do local teve que ser bloqueado e uma faixa da pista também. Não houve vítimas.


Para a chegada do comboio, a Ponte precisou ser interditada completamente por cinco minutos. Houve ainda interdição da pista no sentido Rio, também na altura do Mocanguê, devido a queda de um banheiro químico que estava sendo transportado por um caminhão.


Nas redes sociais, internautas postaram fotos mostrando pedras de gelo da chuva de granizo e vídeos com a força do vento no Centro da cidade, uma das áreas mais atingidas. Confira:


Cidades vizinhas


As cidades do Rio,.Baixada Fluminense, Maricá e São Gonçalo também sofreram efeitos do temporal, com quedas de árvores e alagamentos, e seguem em estado de atenção. Em bairros da Zona Norte carioca e em alguns pontos de São Gonçalo houve registro de queda de granizo. Até o momento não há informação sobre incidentes graves.


Leia a nota do Prefeito Axel Grael na íntegra:


"Estou acompanhando de perto as ações da Defesa Civil de Niterói que atua frente à chuva atípica que atinge nossa cidade. Além do vento forte, choveu granizo em alguns pontos do município, de acordo com a informação previamente enviada através de alerta pela Defesa Civil. A estação de meteorologia do Barreto registrou ventos fortes de até 63 km/hr.


Às 15h30 nossa cidade entrou em estágio de atenção. Até o momento temos 26 registros de queda de árvores, 3 de queda de muro e 6 destelhamentos. Ocorrências sem mais gravidades e não houve feridos.


Equipes da Defesa Civil e da Seconser estão nas ruas atuando para amenizar os impactos das árvores e galhos caídos. As equipes da CLIN e da NITTRANS também estão mobilizadas.


A previsão da Defesa Civil é de chuva para as próximas horas. Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil através da telefones 199 e 26200199. Fiquem atentos às mensagens emitidas pela Defesa Civil através de suas mídias e através do SMS 4099 e do aplicativo Alerta DCNIT".





Ganhe_Ate_300x250px.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
Aumentou_728x90px.gif