Fumaça da "encenação" já atinge 5 países vizinhos


Imagem de satélite mostra área encoberta pela fumaça das queimadas na Amazônia e no Pantanal (Inpe/Reprodução)

Chamadas de "encenação" pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, as queimadas na Amazônia e no Pantanal mostram suas consequências imediatas, com a fumaça já atingindo cinco países vizinhos. A fumaça se estende por mais de 4 mil quilômetros e uma nuvem cinzenta chega a cobrir partes dos territórios de Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 19 dias de setembro, focos de calor na Floresta Amazônica já são 34% acima do setembro inteiro de 2019. No Pantanal, alta é mais que o dobro em comparação com o ano passado.

A Amazônia teve 26.656 focos de calor detectados pelo Inpe em setembro (entre os dias 1º e 19). No Pantanal, nesse mesmo período, o bioma já tem bem mais focos de queimadas do que a média histórica total para o mês: foram detectados 5.815 pontos de calor.

Os ventos empurram a poluição também para os estados do Sul e do Sudeste brasileiro.

Em artigo publicado em sua conta no Twitter, intitulado "Amazônia em chamas?", Hamilton Mourão afirma que os incêndios florestais na Amazônia e no Pantanal são "o coelho da vez, tirado da cartola", ou uma "encenação" para culpar o governo Bolsonaro e enganar a população.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle