top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Fundo Soberano de Maricá é destaque em boletim do Fórum Internacional


Foto: Reprodução

O Fundo Soberano de Maricá ganhou destaque no boletim informativo International Forum of Sovereign Wealth Funds (IFSWF), o Fórum Internacional de Fundos Soberanos, lançado em janeiro deste ano e disponível aqui. Com o título “The Little-Known Story of Brasil’s New Generation of Sovereign Wealth Funds” (“A História Pouco Conhecida da Nova Geração de Fundos Soberanos do Brasil”), a publicação foi fruto da visita ao país de Victoria Barbary, diretora de Estratégia e Comunicação do IFSWF.


Em dezembro de 2022, ela participou do seminário de lançamento oficial do Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB) e compartilhou sua experiência no Fórum Internacional, que é composto por 46 fundos soberanos que trabalham juntos para promover a boa governança e melhores práticas de investimento.


O boletim faz um relato sobre os fundos subnacionais brasileiros que compõem o Fórum. São eles: os municípios de Niterói e Maricá, no Rio de Janeiro, Ilhabela (São Paulo) e o Estado do Espírito Santo. Além disso, também aborda a aproximação, como membros observadores, dos municípios de Conceição do Mato Dentro e Congonhas, ambos em Minas Gerais, que estão planejando a criação de fundos soberanos para poupar uma parte dos royalties que recebem com a exploração de minério de ferro.


O secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá, Leonardo Alves, classificou como gratificante a oportunidade para mostrar como Maricá tem cuidado do seu Fundo Soberano e o quanto pode contribuir para o desenvolvimento regional futuramente. Ele explica que a finalidade do fundo é atuar, de forma eficaz, como instrumento de política econômica, visando à mitigação dos efeitos dos ciclos econômicos e a constituição de um fundo de poupança para o município, visando a manutenção das redes de proteção social criadas pela Prefeitura, entre outros projetos de interesse estratégico municipal.


“Desde 2017, quando instituímos o Fundo Soberano em Maricá, passamos a aplicar até 15% do recebimento dos recursos provenientes da exploração do petróleo e gás natural nessa poupança, onde já atingimos mais de 1,2 bilhão de reais. É muito importante também darmos segurança nos investimentos e aplicações de recursos, incluindo o desenvolvimento de parcerias entre a iniciativa público-privada para o desenvolvimento regional. No Fórum, aproveitamos para aprender com a experiência de outros países, que vão nos auxiliar prestando consultoria, entre eles a Noruega, que é referência mundial e tem o maior fundo de investimento, na qual possui mais de 1 trilhão de dólares aplicados em uma série de investimentos”, explicou Leonardo.


Fábio Waltenberg, co-coordenador acadêmico do FFSB e professor do Programa de Pós-graduação em Economia da UFF, considera um marco muito importante para o Fórum ter sido objeto de atenção em uma publicação do IFSWF.


“Esse resultado é fruto do esforço da nossa equipe e de nossos parceiros para dar visibilidade internacional para a inovadora experiência institucional que são os fundos soberanos brasileiros. A partir de agora, os fundos entram na órbita de atenção de outros fundos soberanos nacionais e subnacionais espalhados pelo mundo, um serviço muito importante prestado pelo projeto aos fundos, um produto de extensão por excelência”, destacou.


Segundo Fábio, a publicação também cumpre a função de posicionar a UFF e seus parceiros como o ponto central de uma rede de pesquisas envolvendo o assunto de fundos soberanos e desenvolvimento regional, que deve ganhar grande relevo nos próximos anos.


Sobre o Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros


O Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB) é um projeto híbrido de pesquisa e extensão executado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Jain Family Institute, de Nova York, e com os fundos subnacionais de Niterói (RJ), Maricá (RJ), Ilhabela (SP) e do estado do Espírito Santo. O FFSB funciona como um canal permanente de troca de conhecimento e experiências entre especialistas, comunidade acadêmica e gestores dos fundos, cujo objetivo é acompanhar, direcionar e propor boas práticas na administração dos recursos financeiros, com base em uma agenda que privilegia o desenvolvimento local sustentável.


O que são Fundos Soberanos


Fundos Soberanos são fundos de investimentos criados e administrados por governos com o objetivo de gerir recursos para o bem-estar das atuais e futuras gerações. Na prática, o fundo funciona como uma poupança pública para garantir a implementação de políticas que visam estimular o desenvolvimento local, favorecendo a diversificação e sustentabilidade econômica da região a longo prazo.


No caso dos fundos subnacionais brasileiros, os recursos se relacionam com verbas oriundas da compensação (royalties e/ou participações especiais) pela extração mineral. Como essa compensação financeira é um recurso de caráter temporário, relacionado ao impacto local da atividade, sua administração exige que ganhos futuros sejam gerados para a própria manutenção da capacidade de implementação de políticas.



Mais informações podem ser obtidas aqui e aqui.

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page