Futebol na Europa tem retorno anunciado em alguns países

Campeonato Alemão retorna já nesse fim de semana. Veja a situação das principais ligas do continente


Por Eduardo Gomes

Campeonatos na Europa começam a retornar. Foto: uefa.com


O futebol europeu começa paulatinamente a retornar em alguns países do continente. No próximo final de semana, já está anunciado o retorno da Bundesliga, na Alemanha. Outros países, como Portugal, também já anunciaram o retorno de suas competições. É válido destacar que todos os torneios voltarão sem a presença de público, o que deve permanecer ainda durante um bom tempo em competições esportivas. O retorno as atividades do futebol europeu tem gerado diversos debates mundo a fora, recebendo críticas diversas de alguns grupos, mas também sendo festejado por outros.

Os alemães já vinham se organizando para retornarem com o campeonato nacional desde o final de abril. Após um paulatino regresso aos treinos e seguindo uma série de medidas de prevenção, os jogos vão retornar a partir do próximo sábado, 16 de maio.

O Campeonato Português também tem data agendada para seu retorno: 04 de junho. Os clubes do país também estão retomando aos poucos as atividades, como os treinamentos e demais formas de preparação para os jogos com os atletas.


Outras ligas europeias também possuem retorno anunciado entre fim de maio e início de junho. Podemos citar, como exemplo, o retorno dos campeonatos nos seguintes países: Áustria (que recebeu o aval das autoridades para o retorno, mas ainda não oficializou uma data), Bulgária (volta em 05/06), República Tcheca (retorno em 23/05), Croácia (30/05), Dinamarca (28/05), Hungria (30/05), Noruega (inicia seu campeonato nacional anual em 16/06), Polônia (29/05), Sérvia (20/05) e Suécia (14/06).

Inglaterra, Itália e Espanha, que possuem três das principais competições nacionais do continente, continuam sem data de retorno. Na Itália, essa semana, está sendo debatido o regresso dos treinos coletivos, com uma série de restrições a serem estabelecidas, considerando ter sido o país um dos mais atingidos pela pandemia do Covid-19 em todo o mundo. Em outras nações, como a Rússia, o campeonato segue interrompido, pelo menos, até o fim de maio.

Na França e na Holanda, as competições foram dadas como encerradas, mesmo faltando algumas rodadas para o término oficial de ambas. O Paris Saint-Germain, que liderava o campeonato francês, foi declarado campeão nacional do país na temporada 2019-2020 (oitavo título do clube nos últimos nove anos). Na Holanda, o campeonato foi dado como concluído sem ter um campeão declarado. Ajax e AZ Alkmaar, que lideravam a competição empatados em pontos no momento da interrupção, ficaram com as vagas do país para a disputa da próxima Liga dos Campeões da Europa.


E falando de Liga dos Campeões da Europa, principal competição de clubes do continente, o retorno ocorrerá mais para frente. A UEFA já definiu que, tanto a Liga dos Campeões como a Liga Europa, irão retornar apenas no mês de agosto, em uma acelerada disputa que promete concluir tais competições em aproximadamente um mês.

300x250_QuatroRodas.gif
728x90_PorqueArCondicionado.gif