top of page

FUTFEST: Estado promove competição de futebol inclusivo na Rocinha

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) realizou, neste sábado (29/7), a primeira edição do FUTFEST. Organizado no Complexo Esportivo da Rocinha, na Zona Sul da capital fluminense, o evento celebrou a diversidade no esporte, realizando partidas de futebol inclusivas voltadas para amputados, cegos, surdos, pessoas com nanismo, além do futebol em cadeira de rodas.

Foto: Luís Alvarenga / Governo do Estado do Rio

Sob o lema "Futebol é um só", dezenas de torcedores e atletas de diversas modalidades, acostumados a vencer adversidades físicas por amor ao esporte, superaram mais dois obstáculos - o tempo frio e a intensa chuva. Para o presidente da Suderj, Renato de Paula, a presença, mesmo em um dia chuvoso, mostra como o esporte é, de fato, uma ferramenta de inclusão e cidadania.


"Há uma demanda reprimida para torcer por pessoas comuns, do dia a dia. Aqui na Rocinha ou em outros lugares as pessoas com deficiência ainda são vistas, infelizmente, como uma questão de saúde ou assistência social. Mas hoje não. Aqui, elas foram artilheiras, goleiras, e estiveram no meio de campo. Foi essa possibilidade que trouxe essas pessoas aqui, mesmo em um tempo frio, para cada um sentir esse calor humano", afirmou.


Presença campeã


Entre os torcedores presentes, um multicampeão da natação paralímpica se destacava na multidão. Clodoaldo da Silva, atual vice-presidente para o Esporte e para a Saúde PcD, da Suderj, acompanhou o evento desde o começo e expressou a sua emoção ao ver tanta diversidade na prática do futebol no Complexo da Rocinha.


"A gente fica muito feliz porque nós vimos uma inclusão inversa, que são pessoas com e sem deficiência no mesmo espaço, nos mesmos esportes, nas mesmas modalidades, como a exibição de futebol de nanismo e futebol para deficientes visuais, o power soccer. Espero que essa iniciativa possa servir de exemplo para que outras cidades e outros estados possam fazer o mesmo", disse o ganhador de 16 medalhas paralímpicas.

Foto: Luís Alvarenga / Governo do Estado do Rio

A alegria de jogar


Uma das principais atrações do FUTFEST foi a prática do chamado power soccer, como é chamado o futebol praticado com cadeira de rodas. O Complexo da Rocinha recebeu o ‘Rio de Janeiro Power Soccer Clube’, atual campeão brasileiro e terceiro colocado no campeonato da Libertadores da modalidade em 2022 para uma partida de exibição contra o rival local, o ‘Clube Novo Ser’.


A partida terminou 1x0 para o Rio de Janeiro e o goleiro e capitão da equipe, Daniel Magalhães se disse muito animado pelo evento, a animação do público, a qualidade e a acessibilidade do equipamento público estadual.


"A gente veio com uma animação extra, principalmente porque temos poucos eventos desse gênero aqui no Rio. É uma oportunidade de mostrar a modalidade, bater uma bola e conseguir fazer um jogo entre as principais equipes do estado. É muito bom, estou muito feliz e contente, mesmo com o tempo frio", destacou o camisa 31.


Outro entusiasmado foi o jovem Yuri Miguel de Oliveira Bezerra, de 12 anos. Mascote da Seleção Brasileira de Nanismo, o garoto ficou encantado com a capacidade de outras pessoas portadoras de deficiência também praticarem o esporte que ele tanto ama. Além de rever e fazer novos amigos, ele saiu do FUTFEST com muitos aprendizados.


"O futebol mudou a minha vida. Não é porque você tem alguma deficiência que não pode praticar o esporte. Tem que ter muita garra e muita força. Nunca tinha visto o futebol como prática de cadeirante e isso me fez ver como realmente o esporte é para todos", disse.

Foto: Luís Alvarenga / Governo do Estado do Rio

Serviços públicos


Também presentes no evento, os profissionais do Detran.RJ alocado dentro do Complexo da Rocinha realizaram a emissão gratuita da primeira e segunda vias de carteira de identidade.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page