top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Futuro do Caio Martins ainda é incerto

A audiência pública sobre a destinação do Complexo Esportivo Caio Martins, em Niterói, aconteceu na noite desta terça-feira (14/3), na Câmara Municipal da cidade. A sessão foi presidida pelo vereador Fabiano Gonçalves (Cidadania) e contou com a participação de Marcos Sabino, do PDT (vice-presidente); Anderson Pipico, do PT (relator); além dos demais membros Leandro Portugal (PV) e Professor Túlio (PSOL). Em 2020, com a pandemia, o Caio Martins ficou mais de um ano parado, mas chegou a retomar as atividades esportivas de natação e hidroginástica. Atualmente, porém, encontra-se completamente fechado e sem previsão de retorno de acesso para a população.

Divulgação

O ex-vereador Buno Lessa, que hoje é assessor especial do gabinete do governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro, foi um dos convidados para a mesa de debates. Ele ouviu as demandas e disse que Castro está disposto a dialogar.


"Nós precisamos buscar soluções para os problemas encontrados. Acho que o fim do contrato de concessão com o Botafogo foi um momento de oportunidade", ressaltou.

Além de Bruno Lessa, compuseram a mesa o secretário de administração municipal Luiz Vieira; o Dr. Maurício, representando o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; Renata Scarpa, do MPRJ; Fernando Tinoco, Presidente da Associação dos Clubes de Niterói; o vereador Carlos Otávio (Casota), Presidente da Comissão de Esporte da Câmara Municipal; e o subsecretário estadual de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto.


Além da importância para a classe do esporte, o ginásio foi palco de shows musicais de diversos artistas da MPB, como o cantor Roberto Carlos, Padre Fábio de Melo e até show de humor com o inesquecível Paulo Gustavo. O Caio Martins está localizado na Rua Presidente Backer, em Icaraí, na esquina com a Avenida Roberto Silveira. Ocupa mais de 40 mil metros quadrados de área e representa a união de todas as comunidades da cidade, evitando crianças à toa nas ruas e servindo de estímulo à saúde. Como diz o vereador Marcos Sabino "o Campo de São Bento é o pulmão da cidade e o Caio Martins é o coração."


Moradores antigos dos bairros de Icaraí e Santa Rosa lamentam o fechamento do local, como o próprio secretário de administração:


"Eu sou fruto da escola pública. Estudei no Colégio Machado de Assis, no Fonseca, e nós fazíamos muitas atividades no Caio Martins. Desfiles, jogos escolares. Nos sentimos tristes quando passamos e vemos que o espaço não está sendo utilizado"; disse Vieira.


O representante do Tribunal de Justiça do Rio reforçou a importância do Caio Martins.


"Eu sou filho de porteiro e, através do esporte, me formei engenheiro, me formei advogado. Então, eu acho que todo equipamento esportivo é importante para a população", enfatizou o Dr. Maurício.


O vereador Fabiano Gonçalves citou a utilização do ginásio pelas entidades que trabalham com reabilitação.


"A Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos) e a AFR (Associação Fluminense de Reabilitação) não têm aonde praticar esporte", defendeu.


A ata da audiência pública, assim como a lista de abaixo-assinado, serão entregues a Renata Scarpa, do Ministério Público do Rio, para fortalecer as ações necessárias. Segundo ela, já estão em curso dois procedimentos em relação ao espaço.


"Um na Promotoria do Meio Ambiente, no que se relaciona à segurança da edificação [em razão da falta de manutenção]. E na minha promotoria, que é a de Cidadania, instaurei um procedimento para apurar a interrupção total das atividades", explicou.


Sobre as especulações que rondam o destino do Caio Martins e preocupam moradores, a promotora afirmou que o espaço tem que cumprir sua finalidade principal. Na opinião da jurista, o direito ao esporte e ao lazer é fundamental para uma boa qualidade de vida.


"O objetivo do inquérito é garantir que as atividades esportivas sejam retomadas enquanto não há uma solução final. Pelo menos as atividades aquáticas, pois a gente sabe que o município vai ter dificuldade de oferecer uma alternativa", explicou.


Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page