top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Futuro sustentável marca debates na 1ª edição do Festival ODS

Niterói recebeu, nesta sexta-feira (19/7), a quarta edição do Festival ODS, na Sala Nelson Pereira dos Santos. O evento promove conversas sobre o mundo do trabalho e aconteceu pela primeira vez no Estado do Rio. A programação debate a igualdade de oportunidades no mercado e as necessidades de diferentes gerações através de palestras, oficinas, pitches e entrevistas, com a participação de pessoas relevantes.

Foto: Alex Ramos / Prefeitura de Niterói

A sessão de abertura teve como tema “O Brasil vai alcançar os ODS? Estratégias e perspectivas” e contou com a participação de Antônio Nóbrega, reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF); Sergio Andrade, o diretor executivo da Agenda Pública; João Vitor Domingues, o diretor de relações institucionais da ENAP, e Axel Grael, ambientalista e prefeito de Niterói. A iniciativa é uma realização da Agenda Pública e da Prefeitura de Niterói.


O Festival ODS é uma experiência imersiva voltada à elaboração de propostas e soluções para os atuais desafios socioambientais no Brasil. O evento é construído a partir de laboratórios preparatórios que pensam em metodologias para solução de problemas complexos. O festival funciona reunindo quem é parte do problema e parte da solução.


Nesta edição, o projeto focou em pensar a realidade de hoje a partir do movimento acelerado de transformações tecnológicas. Nesse sentido, qual é o futuro do trabalho? Qual deve ser o plano de ações para garantir igualdade de oportunidades no mercado? Como conciliar as necessidades particulares de diferentes gerações?

Foto: Alex Ramos / Prefeitura de Niterói

Na mesa de abertura, que debateu a implementação das ODS até 2030, os convidados conversaram sobre o atraso nesse processo. Dentro do contexto de emergência climática, a geração de oportunidade, o empoderamento inclusivo e a participação das novas gerações na pauta da sustentabilidade são de suma importância. Como exemplo, o Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), que é fruto de uma parceria entre a UFF e a Prefeitura, foi apresentado como um caso de sucesso na busca por soluções para os desafios do Município.


Ao longo da tarde, a programação continuou com convidados de governos, empresas, como Vale e Instituto C&A, ONGs, universidades e da sociedade civil. As sessões abordaram temas como tecnologia, adaptação climática, desenvolvimento da economia local e inclusão social. Confira mais sobre a programação no site do Festival.


Outro destaque do evento foram as diversas vagas de emprego disponibilizadas. Num formato de standing, essa foi uma boa oportunidade para jovens e profissionais com mais de 50 anos se destacarem diante das instituições participantes. A iniciativa foi fruto da parceria entre Sistema Nacional de Empregos, Coordenadoria do Trabalho e Coordenadoria da Juventude.


Presidente da Acierj fala sobre os jovens e o mercado de trabalho

Divulgação

Um dos debatedores nesta primeira edição do Festival ODS foi o empresário Igor Baldez, presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro, que assumiu recentemente a vice-presidência da Região Leste Fluminense da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj).


Baldez levou para o evento uma abordagem que já utiliza na Acierj: dar apoio aos jovens no mercado de trabalho. Ele citou como exemplo um projeto realizado pela entidade em parceria com a Huawei Brasil e o PÓLEN - Polo de Inovação da UNISUAM. Através do programa, jovens entre 18 e 29 anos, moradores de Niterói, com formação escolar de nível fundamental, participam de cursos de fibra ótica.


“Os jovens são o futuro. Esse projeto da nossa parceria está voltado para jovens que nem estudam nem trabalho e que precisam de oportunidades. Também estamos com a parceria com as telecons para abrigar e inserir esses jovens do mercado de trabalho. Outra frente é uma Coworking que temos no espaço da Acierj só para mulheres e com brinquedotecas. É um projeto de transformação digital e rede social que visa acomodar mulheres em situação de vulnerabilidade e que sofreram violência de gênero no mercado de trabalho“, explicou Baldez na apresentação.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page