Fux pede para deixar 1ª Turma do STF e deve ficar fora de julgamento do golpe
- Da Redação
- há 2 horas
- 1 min de leitura

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta terça-feira (21) autorização para ser transferido para a Segunda Turma da Corte.
Atual integrante da Primeira Turma, colegiado responsável pelo julgamento das ações penais da trama golpista, Fux enviou ao presidente da Corte, ministro Edson Fachin, um ofício demonstrando o interesse de realizar a mudança.
No documento, Fux cita o artigo 19 do Regimento Interno do STF para manifestar seu interesse em passar a compor a Segunda Turma, "considerando a vaga aberta pela aposentadoria do Ministro Luís Roberto Barroso".
Na solicitação, o ministro não cita mais nenhuma outra justificativa para a transferência de colegiado.
Com o pedido de Fux, a Primeira Turma poderá ficar somente com quatro integrantes. A quinta vaga seria ocupada somente após a nomeação de um novo ministro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga de Barroso.
A Segunda Turma é composta pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Vale lembrar que Mendonça e Nunes Marques - indicados ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro - possuem perfil mais conservador e, desta forma, com a possível chegada de Fux, esse colegiado teria uma maioria de ministros ideologicamente mais próxima ao bolsonarismo.