Fórum dos Municípios do BRICS firma mais de 70 parcerias
- Mehane Albuquerque
- há 2 horas
- 2 min de leitura
O Fórum Internacional dos Municípios do BRICS, realizado em São Petersburgo, na Rússia, foi concluído com a assinatura de mais de 70 acordos de cooperação. O evento reuniu representantes de administrações municipais de 75 países. A rede de mídia TV BRICS atuou como parceira internacional de informação.

Durante o fórum, foram debatidos temas como cooperação financeira e econômica, desenvolvimento de tecnologias digitais e políticas voltadas à juventude. Os participantes concordaram em fortalecer a colaboração multilateral entre os países do BRICS e seus parceiros por meio da diplomacia urbana, de projetos conjuntos nas indústrias criativas e do intercâmbio cultural.
Na sessão "Rússia–China: diplomacia das cidades em uma era de transformações", foi anunciado que o volume de cooperação econômica bilateral entre os dois países atingiu US$ 104 bilhões (cerca de R$ 572 bilhões).
"Planejamos, no BRICS, construir relações sólidas que trarão bons frutos no futuro, especialmente nas áreas de inovação, economia e alta tecnologia. Já observamos avanços significativos em ciência, educação e economia. Queremos criar uma base igualmente forte para o desenvolvimento dessas relações", afirmou Du Jianqiang, secretário do Comitê do Partido e chefe do Departamento de Administração Urbana de Zhengzhou (China).
O ministro do Governo de Moscou, Serguei Tcheriomin, destacou o fortalecimento das relações com a capital de Cuba. Segundo ele, durante o fórum foi assinada uma nova programação de cooperação entre as capitais.
"É muito importante que Moscou possa participar, em maio, da semana dedicada às relações com a Rússia. Vamos preparar esse evento com todo o nosso carinho. Somos um país parceiro e, com seu apoio, buscamos tornar-nos participantes plenos do BRICS", declarou a governadora de Havana, Yanet Hernández Pérez.
Uma sessão especial abordou o desenvolvimento das indústrias criativas. A vice-presidente do Conselho da Federação, Inna Sviatenko, ressaltou que esse setor representa mais de 3% do PIB mundial.
"O desenvolvimento das exportações criativas, como animação, moda, artesanato e serviços digitais, é uma das nossas prioridades", afirmou.
O membro do comitê executivo da cidade de Tshwane (África do Sul), Aaron Mokgale Maluleka, destacou o papel do BRICS na ampliação das conexões internacionais.
"Estamos fortalecendo laços comerciais com Tanzânia, Uganda e outros países. O BRICS cria uma rede de oportunidades, impulsionando o progresso. Promovemos intercâmbio cultural e damos atenção à digitalização e às questões ambientais", declarou.
Os programas de voluntariado também tiveram destaque. O cofundador da iniciativa "Desenvolvimento e Cooperação para a África", David Okpatuma, observou que, em Ruanda, funciona com sucesso um programa de voluntários na área da saúde pública, cujos participantes são considerados parte integrante do sistema nacional de saúde.
O Governo de Moscou foi o principal parceiro do Fórum Internacional dos Municípios do BRICS 2025. O evento contou com o apoio do Conselho da Federação, do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, do Governo de São Petersburgo, da Duma de Moscou, da Associação Russa de Desenvolvimento da Administração Local, da Câmara de Comércio e Indústria de Moscou, da União Russa de Industriais e Empresários e da Fundação Roscongress.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA






