top of page
banner niteroi reveillon 780x90px.jpg

Fórum lança cooperação em IA entre mídias dos países do BRICS

O Rio de Janeiro sediou, nesta quarta-feira (16/7), o Fórum de Mídia e Think Tanks do BRICS, que marcou o lançamento oficial da "Iniciativa BRICS para Cooperação e Desenvolvimento em Inteligência Artificial (IA) para Mídias e Think Tanks". A informação foi divulgada pela Xinhua News Agency, organizadora do evento e parceira da rede TV BRICS. A proposta tem como objetivo fortalecer a colaboração entre os países do Sul Global no campo da IA, promovendo trocas abertas e igualitárias de conhecimento e tecnologia, com foco na produção de conteúdo midiático e na pesquisa aplicada.

TV BRICS
TV BRICS

O fórum foi aberto por Fu Hua, diretor-geral da Xinhua News Agency, que destacou a importância da diversidade cultural como base para um futuro comum entre os países do BRICS.


"Desde 2015, realizamos o Fórum de Mídia do BRICS e temos recebido avaliações positivas. Nesse período, consolidamos uma cooperação prática, com encontros anuais, declarações conjuntas, planos de ação, exposições fotográficas, oficinas e visitas de intercâmbio — ações que fortalecem os laços culturais entre os países do grupo e seus povos", afirmou.


A programação incluiu uma plenária e sessões temáticas sobre eixos estratégicos de cooperação. Os debates abordaram temas como as perspectivas para um futuro digital com IA, os desafios da governança em um BRICS ampliado e o papel crescente da mídia e dos centros analíticos na formação de uma voz unificada do grupo no cenário internacional.


Durante a sessão "Cooperação Brics: promovendo um maior desenvolvimento para o Sul Global", a diretora do Departamento de Cooperação Internacional da TV BRICS, Daria Ivankova, destacou a importância de fortalecer os laços midiáticos para consolidar uma agenda comum e ampliar o intercâmbio cultural entre os países-membros.


"Temos orgulho em anunciar que a TV BRICS aderiu ao Programa Conjunto de Parceria de Comunicação do Sul Global e à Rede de Mídia do Sul Global. Estamos satisfeitos por ver que nossos objetivos e prioridades estão alinhados com os de nossos parceiros, e esperamos trabalhar juntos para fortalecer nossa capacidade coletiva de construir um ambiente informativo mais justo e inclusivo", declarou.

TV BRICS
TV BRICS

A atuação da TV BRICS também foi reconhecida por Mohammadmahdi Rahmati, diretor-geral do grupo iraniano Mehr Media Group, parceiro da rede.


"O projeto TV BRICS está voltado para o fortalecimento de laços culturais e humanitários entre os países do grupo. Quase dois anos de cooperação mostraram que a rede promove uma troca justa de informações e contribui para a coesão interna do BRICS. É fundamental que o documento final do fórum registre apoio a iniciativas como essa", afirmou.


O fórum também contou com a presença de representantes africanos. Ali Muhammad Ali, diretor-geral da agência nigeriana The News Agency of Nigeria (NAN), integrante da rede de parceiros da TV BRICS, destacou que o status de país parceiro do BRICS tem impulsionado o setor de mídia na Nigéria. Entre os benefícios, ele mencionou o acesso a programas de capacitação para jornalistas, ampliação de intercâmbios de conteúdo e acesso a tecnologias de ponta.


"A participação da Nigéria neste fórum é essencial para garantir uma presença africana mais forte no cenário midiático global", afirmou, em entrevista exclusiva à TV BRICS.


O vice-ministro da Comunicação e Informação da Venezuela, Johannyl Rodriguez Rivero, também ressaltou o papel estratégico da mídia na integração entre os países do BRICS e do Sul Global. Segundo ele, a Venezuela mantém relações próximas com o grupo, especialmente no campo da comunicação, com parcerias consolidadas com a Rússia e a China.


"Posso afirmar com segurança: a Venezuela sempre fez parte do BRICS. Dissemos isso no ano passado, e não foi uma metáfora. Apresentamos propostas e ações concretas para aprofundar a cooperação entre os países do grupo e de todo o Sul Global", afirmou.


O Fórum de Mídia e Think Tanks do BRICS foi realizado em parceria com instituições governamentais brasileiras e contou com a participação de mais de 250 profissionais de 36 países.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA


 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner niteroi reveillon 300x250px.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page