G20 prepara terreno para avanços do BRICS
- Mehane Albuquerque
- há 59 minutos
- 2 min de leitura
A Cúpula do G20 será um espaço estratégico onde as maiores economias do mundo poderão alinhar políticas capazes de impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Essa avaliação foi feita por Alcides Eduardo dos Reis Peron, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em um comentário exclusivo concedido à TV BRICS.

Além disso, o especialista destaca que o encontro abre espaço para que os países unam esforços em sessões de debate voltadas à alocação de recursos estratégicos e ao avanço de ações coordenadas em áreas essenciais — do combate à pobreza ao fortalecimento de projetos de transição energética e inclusão digital, além do incentivo a iniciativas de financiamento climático.
Alcides também chama atenção para a importância da cúpula na ampliação da cooperação entre os países do BRICS.
"Essa cúpula pode aprofundar áreas de colaboração essenciais ao grupo, como inovação tecnológica, transição energética justa, segurança alimentar e o fortalecimento das cadeias produtivas globais", observou.
Para ele, esse momento cria condições favoráveis para que o grupo avance na reivindicação por reformas que garantam mais equidade e participação efetiva nas principais instituições multilaterais internacionais, como a ONU e o sistema financeiro internacional.
O fortalecimento dessas alianças é fundamental para enfrentar os desafios globais do mundo contemporâneo. Segundo o especialista, as soluções demandam uma abordagem internacional e abrangente, pautada na solidariedade e na sensibilidade às condições específicas dos países em desenvolvimento. Nesse contexto, a coordenação dos países do BRICS dentro do G20 assume papel estratégico para a formulação de respostas conjuntas eficazes.
A rede internacional de mídia TV BRICS é um veículo de comunicação oficialmente credenciado para a Cúpula do G20 em Joanesburgo, que ocorrerá entre os dias 22 e 23 de novembro deste ano.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA






