top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Gases afetam camada de ozônio e raios UV atingem ponto máximo

O excesso de queimadas, a seca extrema e as mudanças climáticas formam um combo caótico que eleva os riscos de doenças, não só pela ingestão de fumaça e partículas, mas também pela radiação solar. Ou seja, além de problemas respiratórios, também há riscos para a pele. Ao 'furar' a camada de ozônio, que exerce a função de filtro dos raios solares, os grandes volumes de gases emitidos pelos incêndios florestais permitem que mais radiação UV chegue à terra.

Reprodução

Em São Paulo, onde a temperatura despencou de 35ºC para 17ºC neste domingo (15/9), e voltará para a casa dos 35ºC durante a semana, o alerta do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é de que na próxima quinta-feira (19/9) a população ficará exposta ao índice 11 de radiação ultravioleta (IUV).


É o ponto mais alto na escala de medição, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde. (OMS). Neste patamar, os raios solares podem causar queimaduras na pele e danos aos olhos, entre outros problemas. A radiação excessiva deverá afetar a população paulista até sexta-feira (20/9).

Camada de ozônio / Reprodução

Prevenção


Regiões do país onde a radiação UV não chegará ao ponto máximo nesta semana também estão expostas a índices acima do normal. Sendo assim, a orientação das autoridades de saúde à população é para evitar a exposição direta ao sol, especialmente entre as 11h e 16h.

Fumaça das queimadas sobre o Brasil / Inpe

Os profissionais que trabalham ao ar livre, assim como pessoas que tiverem necessidade de sair à rua nesse horário, devem se proteger com chapéu, boné, óculos escuros e, se possível, filtro solar. Além disso, aumentar a ingestão de água potável; ficar abrigado em locais mais frescos; evitar atividades físicas em áreas abertas e ficar longe dos focos de queimadas.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Confira outras recomendações:


Pessoas com comorbidades, crianças, gestantes e idosos são mais vulneráveis aos efeitos à saúde decorrentes da exposição à poluição do ar e ao calor extremo e precisam de cuidados maiores e manutenção de consultas em dia;


Em caso de sintomas de náuseas, vômitos, febres, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen, buscar atendimento médico;


Animais de estimação devem ser mantidos à sombra e em locais bem ventilados, com bastante oferta de água fresca.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page