GayLussac recebe prêmio por trabalho antirracista
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

GayLussac recebe prêmio por trabalho antirracista


Priscila Aquino, professora de Direitos Humanos e Salvaguarda, Luiza Sassi, diretora geral da escola, e Renata Pestana, vice-diretora pedagógica e coordenadora do 6º ano, representaram o GayLussac na premiação

O Instituto GayLussac conquistou o 1º lugar no Persona Premia de Ciências Humanas e Sociais, que, nesta edição, contemplou a área da Educação. O objetivo era premiar iniciativas pedagógicas inovadoras que estejam em consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino de história e cultura africana/afro-brasileira e indígena na educação básica.

“É um orgulho receber essa premiação. Significa muito para todos nós! Escola é lugar de ensinar a não ter preconceito, e combater o racismo é uma obrigação legal e moral que precisamos enfrentar de modo profundo e inteligente. Desenvolver uma sociedade antirracista é necessário e urgente”, destaca a diretora geral do GayLussac, Luiza Sassi.

A escola inscreveu o projeto “Preconceito em foco – trabalho de campo e debate sobre o racismo”, desenvolvido na disciplina de Direitos Humanos e Salvaguarda. A banca destacou que a atividade incentiva a interdisciplinaridade, o protagonismo do aluno, o debate e a reflexão, resultando em aprendizagens significativas. A premiação foi entregue na última quarta-feira, 20 de outubro.

“A ideia é que esse projeto tão incrível desenvolvido pelos meus alunos possa ser reproduzido em outros ambientes no Brasil. O sentimento, muito emocionante, é de plantar uma sementinha nessa luta, que é de todos, contra o preconceito e a discriminação”, afirma a historiadora e professora de Direitos Humanos e Salvaguarda, Priscila Aquino.

Persona é uma organização que tem como objetivo promover o reconhecimento das Ciências Humanas e Sociais, devido a sua importância para a compreensão da sociedade. Em seus canais oficiais, a organização afirma que essas ferramentas são fundamentais para que as pessoas tomem decisões mais conscientes e construam uma sociedade mais justa e igualitária.

“O Instituto GayLussac foi premiado devido ao trabalho de alta qualidade que foi avaliado por examinadores especializados no tema. Nós percebemos as ações que a escola vem realizando para a sociedade e que com certeza vão gerar frutos”, explica Filipe Zanon Costa, pedagogo e representante do Persona Premia.


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page