top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

General do golpe fracassado na Bolívia pode pegar até 20 anos de prisão


À frente, o general Juan Jose Zuñiga, ex-comandante-chefe do Exército da Bolívia (Reprodução)

O ex-comandante-chefe boliviano, general Juan Jose Zuñiga, que liderou uma tentativa de golpe no país, pode enfrentar até 20 anos de prisão por crimes contra a democracia, disse nesta quinta-feira (27) o ministro da Justiça boliviano, Ivan Lima Magne.


Na quarta-feira, a mídia local reportou a presença de militares na Praça Murillo, a praça central da capital boliviana, La Paz, onde estão localizados os edifícios governamentais. O presidente boliviano, Luis Arce, pediu respeito à democracia e descreveu os eventos em La Paz como uma tentativa de golpe. O presidente boliviano também empossou os novos chefes do exército, força aérea e marinha em meio à tentativa de golpe por Zuñiga. O general foi detido no final do dia após o Ministério Público boliviano iniciar investigações criminais contra ele e outros participantes da tentativa de golpe.


"Um processo criminal foi aberto pelos crimes previstos nos artigos 121, 127 e 128 do código penal. Buscaremos a pena máxima possível de prisão para Juan Jose Zuñiga por esses crimes, que variam entre 15 e 20 anos de prisão por crimes contra a democracia e a constituição do país," disse Magne nas redes sociais.


O ministro também expressou sua gratidão a todos os líderes estrangeiros que apoiaram o presidente boliviano.


Mais cedo, a Procuradoria-Geral da Bolívia acusou Zuñiga de terrorismo e levante armado, de acordo com um mandado de prisão contra o general. "Em consideração ao caso... contra Juan José Zuñiga... pelos supostos crimes de terrorismo e rebelião armada contra a segurança e a soberania do Estado... um mandado de prisão foi emitido", diz o documento.


Fonte: Agência Sputnik

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page