Giordano confirmado secretário de Cultura de Niterói


Foto: Divulgação/Redes Sociais

O vereador Leonardo Giordano (PCdoB) confirmou ter aceitado o convite do prefeito eleito de Niterói, Axel Grael (PDT), para assumir a Secretaria de Cultura do município a partir de 1º de janeiro. O aceite foi confirmado também pelo PCdoB-Niterói, que, através de uma nota, parabenizou a escolha do futuro prefeito, saudando-a como sinalização importante de "compromisso do futuro governo com a continuidade e avanço das políticas culturais em nossa cidade".

No legislativo, Giordano cumpriu um mandato bastante ativo na área cultural da cidade, sendo autor de diversas iniciativas que ajudaram a fomentar o setor, como as leis da Cultura Viva, do Artista de Rua e da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói.

Além disso, foi relator da Lei do Sistema Municipal de Cultura, que estabeleceu as bases legais para o Conselho, Plano e Fundo de Cultura, e também é autor da proposta de gratuidade em todos os Museus e Centros Culturais para moradores de Niterói.

"Este capítulo novo é um passo ousado que decidimos juntos, para consolidar definitivamente esse ideário de participação e visão popular nas políticas culturais implementadas em Niterói. Vou trabalhar muito para que a gente tenha uma gestão Cultural à altura do que merece o nosso povo. A cidade sempre contou e vai continuar contando comigo para superar desafios", afirmou o futuro secretário.

Professora assume

Com a ida de Leonardo Giordano para o Executivo, quem assumirá a cadeira vaga na Câmara Municipal será a primeira suplente Walkíria Nictheroy, também do PCdoB. A futura vereadora é professora das redes municipal e particular de Niterói. Aos 27 anos, Walkíria será a terceira mulher a ocupar uma vaga no legislativo da cidade na nova legislatura, além de Verônica Lima (PT) e Benny Brioli (PSol).


Walkíria será a terceira mulher na Câmara de Niterói (Foto: Divulgação)

Veja a seguir a nota do PCdoB-Niterói:

A Comissão Política Municipal do PCdoB- Niterói parabeniza o futuro prefeito Axel Grael pela escolha do Vereador Leonardo Giordano como o próximo Secretário Municipal das Culturas de Niterói. Com mais de uma década de atuação parlamentar em prol da cultura, a escolha de Leonardo Giordano sinaliza importante compromisso do futuro governo com a continuidade e avanço das políticas culturais em nossa cidade.

O Partido Comunista do Brasil, fundado em Niterói no ano de 1922, tem uma longa trajetória de serviços prestados à cultura brasileira. Nomes como Patrícia Galvão (Pagu), Tarsila do Amaral, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Jorge Amado, Oduvaldo Vianna Filho, Mário Lago, Janete Clair, Dias Gomes, Martinho da Vila, Leci Brandão estão entre as muitas e muitos que engrandecem as fileiras deste partido quase centenário.

Em nossa cidade, onde o partido foi fundado, seguimos construindo e ampliando este legado. Nos últimos 8 anos, ao lado do Prefeito Rodrigo Neves, tivemos a oportunidade de contribuir na gestão da cultura, em um governo que compreendeu a questão cultural como elemento estratégico para um projeto de desenvolvimento local.

Muito nos orgulha a gestão do Secretário Municipal das Culturas, Victor De Wolf, um gestor e produtor cultural formado pela UFF, militante cultural e ativista LGBT. Um quadro extremamente qualificado, oriundo do setor cultural, e que elevou a gestão da cultura em Niterói a um patamar de reconhecimento nacional e internacional. Sua gestão certamente entrará para a história das políticas culturais em nossa cidade.

Nossa trajetória em Niterói sempre se pautou na luta e na construção de políticas culturais democráticas, para e com a cidade. Nossas pautas sempre foram a descentralização e territorialização do investimento cultural, uma política de fomento regular e transparente, e a participação popular na construção das políticas públicas de cultura.

Atuamos na criação do Sistema Municipal de Fomento e Incentivo à cultura, na gestão de equipamentos culturais, no fortalecimento do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Através de nosso mandato parlamentar, e presidindo a Comissão de Cultura, ampliamos o orçamento e garantimos conquistas importantes como a construção do primeiro centro cultural da zona norte e os recursos para o programa de retomada econômica do setor cultural em 2021.

Na Câmara de vereadores, o PCdoB protagonizará em 2021 outro importante acontecimento político e cultural, de dimensão histórica para a nossa cidade: assumirá um mandato no legislativo municipal uma mulher preta, jovem, professora e moradora do Morro do Palácio: a camarada Walkiria Nichteroy, orgulho do nosso partido, que será vereadora para lutar em defesa da cultura, contra as opressões, por mais representativade e mais direitos para o nosso povo.

Em Niterói, seguiremos em frente na cultura no governo de Axel Grael, em uma gestão de continuidade e avanço, fortalecendo a Secretaria Municipal das Culturas como instrumento de implementação das políticas culturais de forma transparente, abrangente, democrática e participativa, em benefício do conjunto da sociedade e para toda a nossa população.

Niterói, 18 de dezembro de 2020

Comissão Política Municipal do PCdoB- Niterói.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

1/3
300x250px - para veicular a partir do di
Leia também: