Glocal Conference: cubos gigantes são instalados em três cidades

Cubos gigantes com 2,5m x 2,5m serão instalados em diferentes pontos da região metropolitana do Rio a partir desta sexta-feira (1/7). Multicoloridos, trazem nas laterais as indicações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - os 'ODS' - indicados pela ONU. A ação é realizada pela 'GLOCAL Experience', conferência com temas ligados à sustentabilidade que acontece de 9 a 17 de julho, na Marina da Glória. Além de chamar a atenção por seu tamanho e colorido, os cubos vão instigar as pessoas a refletir sobre questões relevantes para o planeta.

Instalação do Cubo em Noca Iguaçu / Divulgação

As peças estão sendo instaladas em Copacabana (Praça Estação Metrô Siqueira Campos); São Gonçalo (Praça Dr. Luiz Palmier, Centro); Nova Iguaçu (Praça Direitos Humanos , Via Light) e Manguinhos (Biblioteca de Manguinhos, Avenida Brasil).


“Nossa meta é estimular reflexões e conversas sobre um possível mundo mais sustentável para todas as pessoas, de todos os lugares. E nosso debate começa no estado do Rio de Janeiro. Para atingir um maior número de pessoas, o ideal é literalmente ir para rua. Por isso vamos levar essas informações em formato de instalação gigante”, afirma Rodrigo Cordeiro, diretor-geral do evento.


Durante a GLOCAL Experience, os cubos serão transferidos para a Marina da Glória e receberão um novo colorido com ação de live painting. Artistas farão intervenções com o tema de cada um dos 17 objetivos da ONU .


“Ter essa intervenção artística nos cubos é uma forma de falarmos diretamente também com o público jovem. Vamos unir conscientização, com grafite e artistas locaisl”, completa Rodrigo Cordeiro.


Cada artista irá desenvolver um tema. São eles:


Erradicação da Pobreza - artista Carlos Bobi

Fome Zero e Agricultura Sustentável - artista Alberto Pereira

Educação de Qualidade - artista Dougz

Igualdade de Gênero - Luna Bastos

Vida Terrestre - VidaRaiz

Parcerias e Meios de Implementação - Dolores Esos

Redução das Desigualdades - Akinwande Kennedy

Paz, Justiça e Instituições Eficazes - Leônidas Valdez

Ação contra a Mudança Global do Clima - Carlos Joint

Cidades e Comunidades Sustentáveis - Rona Neves

Indústria, Inovação e Infraestrutura - Airá Ocrespo

Energia Limpa e Acessível - Nicolas Martins

Consumo e produção responsáveis - Juliana Fervo


Divulgação

Sobre a GLOCAL Experience


A GLOCAL Experience, que acontece de 09 a 17 de julho, na Marina da Gloria, será palco de discussão e intensa troca de conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento sustentável. Uma programação repleta de intervenções artísticas e culturais, música, cinema, gastronomia, interatividade e espaço para diálogos e debates com personalidades do setor e público em geral. 


O objetivo é que a GLOCAL Experience continue suas atividades até 2030, atuando como um laboratório de inovação social para que sejam estabelecidos diálogos com diversos setores da população.


Agenda Cultural


Slam - performance de Kimani, que venceu o Slam BR 2019 e representou o Brasil na Copa do Mundo de Poesia Falada na França (La Coupe du Monde de Slam). 


Dança – Davi Pontes, coreógrafo e pesquisador, natural de São Gonçalo (RJ). Entre suas obras está a Escola Repertório de Autodefesa, coreografia que remete a uma dança com movimentos de autodefesa.


Música - shows com a cantora Brisa Flow que mistura Rap com cantos ancestrais, Jazz, Eletrônico e Neo/Soul; o líder espiritual Txaná Ikakuru, presidente da organização sem fins lucrativos Instituto Yube Inu; o cantor e compositor Marcelo Jeneci; a cantora trans indicada do Grammy Latino, Assucena Assucena; e o cantor Caio Prado.


Arena de Diálogos


Espaço de discussão e reflexão colocando na pauta prática desafios do dia a dia e a necessidade de mudanças de atitudes e comportamentos. Um palco-arena preparado para receber empreendedores sociais, personalidades e agentes de transformação para discutir temas de forte relevância social.


Entre os nomes confirmados para a Arena estão MV Bill, Regina Casé, Leandra Leal, Djamila Ribeiro, Douglas Silva, Raull Santiago e Carla Akotirene, entre muitos outros.


Expo


A Expo abriga uma série de experiências conectadas, que exemplificam os desafios da sustentabilidade. Para chamar atenção sobre o acúmulo de resíduos e reciclagem, o espaço será também tomado pela “Onda de Resíduos”, instalação que remete a uma onda do mar composta de materiais de descarte, com três metros de altura.


Também na Marina estará a curiosa intervenção “Eggcident”. Buscando apresentar de forma lúdica o tema do aquecimento global, o artista holandês Henk Hofstra criou a instalação que traz ovos que foram fritos pela quentura do planeta.


Passeando pelo espaço, o Homem Refluxo, performance do artista Peri Pane, irá conscientizar as pessoas sobre a produção de lixo, acumulando em seu corpo materiais descartados que podem ser reciclados. Também estará presente o Homem Sustentável, personagem do performer Francesco D´Avila, em uma performance para provocar uma reflexão sobre o impacto provocado pelo homem na natureza.  

Na Expo há atividades para toda a família. Para incentivar a participação de jovens e crianças acontecerão oficinas de horta caseira, mosaico, tintas naturais, além do Espaço Criança, com brinquedos lúdicos. Já nos fins de semana, o público poderá curtir sessões de Cinema. São nove filmes, seguidos de debate, em parceria com a Maria Farinha Filmes.  


Para os que não puderem acompanhar o evento, mas adoram o tema e querem fazer parte da mudança do Planeta, alguns conteúdos serão transmitidos ao vivo no site da GLOCAL, além de cobertura dos melhores momentos nas Redes Sociais.


A curadoria de conteúdo da GLOCAL Experience é da Andara, empresa de estratégias de ação em ESG do grupo Dreamers, com direção geral de Denise Chaer. André Palhano, jornalista, membro do Conselho de Administração da Fundação Amazônia Sustentável e idealizador da Virada Sustentável, é responsável pela curadoria de ações da Expo.


A GLOCAL Experience é uma iniciativa da Dream Factory, maior empresa de entretenimento ao vivo do Brasil, que assina a produção geral, com a correalização da Editora Globo e os parceiros oficiais de mídia O Globo, Valor, Extra e CBN.  


Este é um projeto integrante da Agenda RIO 2030, e possui apoios do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio, do Instituto Igarapé, do Instituto Água Sustentável tendo a Águas do Rio como patrocinadora.

Serviço


GLOCAL Experience

Quando: de 9 a 17 de julho

Onde: Marina da Glória

Informações: glocalexperience.com.br

Ingressos da Expo: entrada franca

Instagram: @glocalexp

Facebook: @glocalexp

Twitter: @glocalex