top of page

GM apreende 180 caranguejos que seriam vendidos ilegalmente

Agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói apreenderam, neste domingo (13/11), 180 caranguejos que seriam vendidos ilegalmente em frente ao Mercado São Pedro, no Centro. Os caranguejos foram apreendidos durante um patrulhamento de rotina. A Guarda Ambiental irá intensificar o combate à comercialização de caranguejos uçá (Ucides Cordatus), em período de defeso, nos arredores do local.

Divulgação

Conforme portaria do Ibama, N-52, de 30/09/2003, o período de defeso começa em 1 de outubro e segue até 30 de novembro para machos e fêmeas, e de 1 a 31 de dezembro para as fêmeas, no Estado do Rio de Janeiro. Somente animais congelados inteiros podem ser comercializados, com a apresentação da declaração de estoque emitida pelas autoridades competentes.


Todos os anos a Guarda Municipal de Niterói combate o comércio ilegal de caranguejos. De acordo com o subinspetor da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, Renato Macedo, o defeso é a proibição da pesca enquanto a espécie se reproduz, e compreende os meses de outubro e novembro, estendendo-se até dezembro quando se trata de fêmeas.


"Pedimos que a população entre em contato conosco através do número 153 caso alguma irregularidade seja constatada durante esse período,” afirma.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

300x250px.gif
728x90px.gif
bottom of page