top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Governador do RJ nomeia novo secretário de Polícia Civil

O delegado Marcus Amim assume a pasta no lugar de José Renato Torres; Escolha de Castro e mudança na lei para acomodar nomeação geram polêmica governador Cláudio Castro nomeou, nesta quinta-feira (19/10), o delegado Marcus Vinícius Amim Fernandes como novo secretário de Estado de Polícia Civil. Ele tem 21 anos na instituição, tendo ocupado, entre outras funções, o cargo de titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), por dois anos e quatro meses. Amim estava, desde junho, na diretoria do Detran-RJ. Castro fez um agradecimento ao delegado José Renato Torres, que deixou o cargo a pedido.

ree
Divulgação

"Estou certo de que o delegado Amim tem as qualificações necessárias para fazer um bom trabalho à frente da Polícia Civil. Aproveito para agradecer ao delegado José Renato Torres pelo comprometimento com a segurança pública do Estado do Rio num momento importante de ação contra a criminalidade", afirmou o governador.


Amim disse que recebeu com satisfação a nomeação:


"É um privilégio ser lembrado pelo governador para assumir a Secretaria de Estado de Polícia Civil. Encaro esse desafio com muita tranquilidade e reforço o meu compromisso de combate à criminalidade com todo o rigor que a lei permite".


Perfil


Natural de Niterói, Marcus Amim é formado em Direito, em 2003, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Está há mais de 20 anos na Polícia Civil, tendo exercido também, entre outras funções, o cargo de delegado titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos. Foi também delegado titular da 27ª DP (Vicente de Carvalho).


Por seu trabalho na polícia, recebeu, em 2018, a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em 2021, ganhou a Medalha José Clemente Pereira, da Câmara dos Vereadores de Niterói.


Na Polícia Civil, Amim também ganhou, como reconhecimento pelos bons serviços prestados, a Medalha de Fidelidade, em 2020, a Medalha de Honra, em 2019, e a Medalha de Devotamento, em 2018.


Escolha polêmica


Ainda quarta-feira (18/10), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio aprovou o projeto que alterou o artigo 16 da Lei Complementar 204, a Lei Orgânica da Polícia Civil. A alteração, proposta pelo Governo do Estado na véspera da nomeação de Marcus Amin, permite que delegados com menos de 15 anos no exercício da função assumam o comando da Secretaria de Polícia Civil. Atuando por 12 anos como delegado, Amin pôde, dessa forma, ser nomeado pelo governo.


Durante a sessão na Alerj, 61 deputados votaram a favor e oito contra a alteração, entre eles, parlamentares da bancada do PSOL, além de Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB), Martha Rocha (PTB), Elika Takimoto (PT) e Carlos Augusto (PL).


Antes da votação, entidades de classe que representam policiais civis e delegados do Rio divulgaram nota de repúdio contra a mudança na lei, alegando que a manobra atende a um “capricho pessoal" do governador.


"Infelizmente, a prática corriqueira de interferências políticas diretas na escolha do chefe da Polícia Civil pelos mais diversos agentes externos, se tornou tão banal e escancarada no Estado do Rio de Janeiro que não causa mais sequer surpresa ou perplexidade a sociedade carioca”, diz a nota, assinada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Sindepol-RJ), pelo Sindicato dos Policiais Civis Estado do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ) e pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Adepol-RJ).


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page