top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Governo agora decide comprar vacinas da Pfizer e Janssen


Videoconferência dos executivos da Pfizer com o ministro Eduardo Pazuello e auxiliares (Divulgação)

Após mais de seis meses de embates e agora sob pressão pelo pior momento da pandemia no Brasil, o governo federal finalmente decidiu comprar vacinas da Pfizer e da Janssen (Johnson & Johnson). De acordo com o Ministério da Saúde, estão em andamento assinatura de contratos para comprar “todas as vacinas disponíveis” desses laboratórios, dentro de uma previsão de 100 milhões de doses.

Considerada uma das mais eficazes, a vacina da Pfizer vinha encontrando resistência do governo por conta de cláusulas consideradas "draconianas", mas que são comuns nos contratos com os outros países, como a de que o laboratório não se responsabiliza por eventuais efeitos colaterais (visto que o imunizante foi aprovado pela agência reguladora do país, após cumprimento de todas as fases de testes de eficácia e segurança). No caso da Pfizer, ela é a única vacina até agora com aprovação definitiva do órgão regulador nacional, a Anvisa.

Em carta enviada ao Senado nesta segunda-feira, a Johnson & Johnson confirmou que estima uma oferta de 38 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Janssen até o último trimestre de 2021.

A Janssen tem aprovação de agências de outros países, e ainda precisa da autorização da Anvisa.

A carta foi enviada para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do projeto que permitiria o uso das vacinas no Brasil.

A decisão do governo só foi tomada depois que a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça (2) projeto que facilita a compra de vacinas por União, estados e municípios. Nesta quarta, executivos da Pfizer e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello se reuniram através de videoconferência para acertar detalhes do contrato.

Commenti


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page