Governo Bolsonaro tem pior avaliação desde 2019
- Da Redação

- 13 de mai. de 2021
- 1 min de leitura

Pesquisa Datafolha revela que o governo do presidente Jair Bolsonaro atingiu sua pior avaliação, com uma queda de 13 pontos percentuais, desde o início do mandato. O percentual dos que rejeitam o governo, considerando-o ruim ou péssimo, foi a 45%, enquanto os que consideram a gestão ótima ou boa caiu de 30% em março, quando foi feito o levantamento anterior, para atuais 24%. Os dados foram apurados entre a terça-feira (11) e a quarta (12), com 2.071 entrevistas presenciais em 146 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento mostra que 54% dos entrevistados dizem que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. O ex-presidente Lula (PT) lidera com folga a corrida para a Presidência. Ele aparece com 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro (18 pontos na frente). Em um eventual segundo turno entre o petista e o atual presidente, Lula abre vantagem, com uma margem de 55% a 32% (23 pontos de diferença).
Comparando com a pesquisa de dezembro de 2020, a popularidade de Bolsonaro despencou 13 pontos, de 37% para os atuais 24%. Ao passo que os que consideram o governo ruim ou péssimo, que em dezembro correspondia a 32%, cresceu até os atuais 45% (alta também de 13 pontos). Em março, era de 44%.
Os novos índices ocorrem em meio às investigações na CPI da Covid e no escândalo do Bolsolão, que envolve o governo federal e parlamentares do Centrão em um esquema de "orçamento paralelo" de emendas parlamentares, sendo usadas para compras irregulares e superfaturadas de equipamentos agrícolas, como tratores e retroescavadeiras.









Comentários