top of page

Governo Bolsonaro volta a 'zerar' verba de universidades


(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

O governo de Jair Bolsonaro (PL) voltou a bloquear, na noite de quinta-feira (1º), o orçamento de universidades e institutos federais, menos de 24 horas depois de ter liberado os valores, no total de R$ 366 milhões. A informação foi dada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).


O Conif divulgou documento, que mostra que o governo federal "zerou o limite de pagamentos das despesas discricionárias do Ministério da Educação - MEC previsto para o mês de dezembro".


O MEC não se pronunciou sobre os valores retidos. Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), só das universidades foram retirados R$ 224 milhões. A previsão das universidades e institutos, de poderem pagar contas de água, luz e serviços terceirizados, durou cerca de seis horas apenas.


Na quinta-feira, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) havia emitido um comunicado afirmando que o MEC tinha voltado atrás nos bloqueios. Porém, horas depois, a retenção da verba voltou a valer.


Em outro comunicado emitido na segunda-feira, a Andifes já havia se posicionado: "Com surpresa e consternação, e praticamente no apagar das luzes do exercício orçamentário de 2022, as universidades federais brasileiras foram, mais uma vez, vitimadas com uma retirada de seus recursos", diz o texto da Andifes, destacando ainda que o bloqueio orçamentário "praticamente inviabiliza as finanças de todas as instituições".


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page