top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Governo busca respostas para 23 acusações na CPI


(Reprodução)

O governo Bolsonaro prepara uma "operação" para enfrentar a CPI da Covid-19 no Senado nos próximos dias. A Casa Civil da Presidência da República encaminhou a 13 ministérios uma lista de 23 questões que o governo deverá ser acusado pela CPI, e pede que cada ministro elabore relatórios para municiar os governistas na comissão parlamentar de inquérito.

O documento enviado por e-mail foi vazado para o portal UOL. Nas incumbências, cada ministério deverá responder algumas das acusações feitas ao governo durante a pandemia, como as que se referem à negligência com processo de aquisição da vacina Coronavac e de que o governo entregou a gestão do Ministério da Saúde, durante a crise, a gestores não especializados.

Seguidas vezes, Bolsonaro tentou desacreditar a eficácia da Coronavac e ainda afirmou: "A da China nós não compraremos. É decisão minha. Eu não acredito que ela transmita segurança suficiente para a população". Desde maio de 2020, com a assunção do general Pazuello no comando do Ministério da Saúde, a pasta foi militarizada com pelo menos outros 20 militares em postos de comando - a maior parte deles sem qualquer especialização na gestão da saúde pública.

Durante a pandemia o governo não incentivou a adoção de medidas restritivas da circulação de pessoas, promoveu tratamento precoce sem evidências científicas comprovadas, retardou e negligenciou o enfrentamento à crise no Amazonas, não promoveu campanhas de prevenção à Covid-19 e não coordenou o enfrentamento à pandemia em âmbito nacional.

Na CPI da Covid-19, os senadores vão apurar também outras atitudes do governo que prejudicaram o enfrentamento da pandemia, inclusive desídia administrativa e divulgação de fakenews.

Opositores veem as questões levantadas pelo governo como irrespondíveis, se usado o critério da verdade.

Confira as acusações que o governo espera enfrentar e o que não poderá responder.

1 - O governo federal foi negligente com processo de aquisição e desacreditou eficácia da Coronavac (Fartas declarações de Bolsonaro comprovam que houve, e atualmente o imunizante desenvolvido na China em parceria com o Instituto Butantan faz parte do Plano Nacional de Imunização).

2 - O governo minimizou a gravidade da pandemia. (Bolsonaro comparou a Covid-19 a uma “gripezinha”, "um resfriadinho", entre outras)

3 - O governo não incentivou a adoção de medidas restritivas (Bolsonaro deu várias declarações contra o isolamento social e entrou com ação no Supremo Tribunal Federal contra medidas restritivas adotadas por estados)

4 - O governo promoveu tratamento precoce sem evidências científicas comprovadas (Além de Bolsonaro defender publicamente o uso de hidroxicloroquina e ivermectina para tratamento precoce, o governo enviou milhares de comprimidos sem eficácia comprovada contra Covid-19 ao Amazonas)

5 – O governo retardou e negligenciou o enfrentamento à crise no Amazonas (O governo já tinha conhecimento da necessidade de evacuar pacientes com Covid-19 no estado, mas decidiu esperar a situação ficar caótica para iniciar as transferências, após a morte de centenas de pessoas)

6- O governo não promoveu campanhas de prevenção à Covid-19 (Relatório do Tribunal de Contas da União aponta que campanha "não pareceu adequada para situações de crise")

7 – O governo não coordenou o enfrentamento à pandemia em âmbito nacional (Todas as evidências comprovam)

8 – Após ter dois médicos à frente da pasta, o governo entregou o Ministério da Saúde, durante a crise, a gestores não especializados (Militarização sem especialização na área de Saúde).

9 – O governo demorou a pagar auxílio emergencial (O governo ficou três meses, entre a primeira e a segunda rodada do auxílio emergencial, sem pagar nada)

10 – Ineficácia do Pronampe (Programa criado para ajudar com crédito especial micro e pequenas empresas, mas que não decolou)

11 – O governo politizou a pandemia (Ataques permanentes de Bolsonaro a governadores e prefeitos que são a favor de medidas de isolamento social)

12 – O governo falhou na implementação da testagem (Deixou vencer testes)

13 - Falta de insumos diversos (incluindo o kit intubação)

14 - Atraso no repasse de recursos para os Estados destinados à habilitação de leitos de UTI (Em alguns casos, somente após decisões do STF o governo autorizou o pagamento)

15 - Genocídio de indígenas (Várias denúncias de entidades indígenas)

16 - O governo atrasou a instalação do Comitê de Combate à Covid (Foi criado somente este ano e se reuniu pela primeira vez em 24 de março)

17 - O Governo não foi transparente e nem elaborou um Plano de Comunicação de enfrentamento à Covid (Ação do Ministério Público Federal foi feita para obrigar o governo a apresentar um Plano Nacional de Comunicação para enfrentamento da Covid-19)

18 - O governo não cumpriu as auditorias do TCU durante a pandemia (Até hoje, governo não seguiu recomendações do TCU feitas em maio do ano passado)

19 - Brasil se tornou o epicentro da pandemia e ‘covidário’ de novas cepas pela inação do governo (O agravamento da pandemia tornou o Brasil líder no ranking de mortes por dia no mundo)

20 - O general Pazuello, o general Braga Netto e diversos militares não apresentaram diretrizes para o combate à Covid (TCU concluiu em dezembro que o Ministério da Saúde não tem plano estratégico de combate à pandemia)

21 - O presidente Bolsonaro pressionou Mandetta e Teich para obrigá-los a defender o uso da hidroxicloroquina (Ao contrário do que dizia Bolsonaro publicamente, ambos os ministros sempre se posicionaram criticando o uso de cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19, e acabaram demitidos)

22 - O governo recusou 70 milhões de doses da vacina da Pfizer (A farmacêutica informou que o governo Bolsonaro não aceitou os termos do acordo, aplicados em outros países, e recusou a oferta)

23 - O governo federal fabricou e disseminou fake news sobre a pandemia por intermédio de seu gabinete do ódio (Bolsonaro e integrantes do governo disseminaram fakenews sobre o uso de remédios sem eficácia e atacaram governadores e prefeitos que adotaram medidas de isolamento)

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page