top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Governo cria mais de 6,7 mil vagas na rede federal de ensino superior


(Fioto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
(Fioto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O governo federal criou 6.737 cargos de professores e técnicos-administrativos em universidades e institutos federais, conforme portaria publicada nesta quarta-feira (15).


De acordo com a Portaria Conjunta MGI/MEC nº 70/2025 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério da Educação (MEC), os novos cargos são para banco de professor-equivalente de magistério superior, que contempla professor efetivo e contratação de substitutos e visitantes. Entre as áreas de ensino a serem beneficiadas estão engenharia, saúde e tecnologia.


Parte das vagas é destinada a banco de professor-equivalente da carreira do ensino básico, técnico e tecnológico, distribuídas entre professores efetivos, substitutos e visitantes. O profissionais irão atuar em curso de base tecnológica e novos campi dos institutos federais.


Há também vagas para atualização do quadro de técnico-administrativos.


A quantidade de vagas foi estabelecida a partir das demandas de cada instituição e atendendo critérios técnicos definidos pelos ministérios.


Desde 2023, o governo federal já criou cerca de 15 mil novas vagas nas instituições federais de ensino. Durante esse período foram publicadas cinco normativas. De acordo a ministra Esther Dweck, "esse reforço mostra o compromisso do governo com a educação e com a formação dos nossos jovens para empregos qualificados".


“Mais vagas para professores e técnicos nas nossas instituições federais de ensino em todo o país! Isso mostra que o governo do presidente Lula está do lado da juventude, da Educação, e do povo brasileiro”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana.



 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page