Governo diz que vacinou todos acima de 90 e é desmentido
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Governo diz que vacinou todos acima de 90 e é desmentido


O ator Orlando Drumond, o Seu Peru, 102 anos, um dos primeiros vacinados no Rio (Foto: Divulgação/Prefeitura Rio)

O governo federal, através da Advocacia-Geral da União (AGU), informou, em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (17), que todos os idosos com mais de 90 anos do país já foram vacinados. Entretanto, os fatos o desmentem. Há municípios que sequer começaram a vacinação ou têm menos de 60% desse grupo imunizado.

Em vários locais do país, como a cidade de Cabo Frio, no litoral fluminense, a vacinação dos idosos com mais de 90 anos ainda nem começou.

No documento, a AGU informa também que 4,8 milhões dos profissionais de saúde do país já receberam a primeira dose da vacina – o equivalente a 73% do total. Além disso, todos os idosos com mais de 60 anos institucionalizados e todas as pessoas com deficiência institucionalizadas também já foram imunizados.

Porém, um relatório do governo estadual de Minas Gerais desta quarta-feira (17) informou que apenas 54,11% dos idosos institucionalizados foram vacinados no estado.

As informações desencontradas sobre a cobertura da vacinação nacional aparecem em um momento em que várias cidades do Brasil enfrentam escassez no abastecimento de vacinas. Cinco capitais, entre as quais o Rio de Janeiro, já suspenderam a vacinação. Outras seis capitais - Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa e Goiânia - garantem que só têm vacina para aplicar até o próximo domingo.

Nesta quarta-feira (17), o ministro da Saúde Eduardo Pazuello apresentou um cronograma que mostra que o Brasil receberá, até julho, 230,7 milhões de doses de vacinas. O ministro afirmou que todos os brasileiros serão vacinados ainda em 2021.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page