Governo federal confirma importação de vacina da Índia


(Reprodução)

O governo federal, através dos ministérios das Relações Exteriores e da Saúde, confirmou nesta terça-feira (5) a importação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford produzidas na Índia.

Na última segunda-feira (4), o Instituto Serum, responsável por fornecer as doses da vacina, havia comunicado que o governo indiano não permitiria a exportação do imunizante produzido no país.

"Está confirmada a importação de 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford produzidas na Índia, com data provável de entrega a partir de meados do corrente mês de janeiro", comunicou o governo. Na nota conjunta, os ministérios afirmam que "não há qualquer tipo de proibição oficial do governo da Índia para exportação de doses de vacina contra o novo coronavírus produzidas por farmacêuticas indianas".

No domingo (3), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) havia anunciado que compraria vacinas do Instituto Serum, da Índia. No entanto, houve uma reviravolta na segunda-feira (4) após o governo indiano afirmar que não liberaria a exportação da vacina contra a Covid-19 produzida na Índia, alegando que as exportações seriam barradas até que a população mais vulnerável do país seja imunizada.

Com isso, o Itamaraty entrou em contato com o governo da Índia para possibilitar a entrega das doses prontas do instituto Serum.

Uma nota emitida na manhã desta terça-feira (5) pelo presidente do Instituto Serum atribuiu a controvérsia a uma "confusão", garantindo que "a exportação de vacinas está permitida para todos os países".

A Fiocruz é o fabricante brasileiro da vacina de Oxford, ainda em fase final de testes e trâmites burocráticos. A importação, pela Fiocruz, foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não há autorização para aplicação na população.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle