top of page

Governo Lula faz operação de evacuação no Haiti e resgata 7 brasileiros


O governo brasileiro conduziu uma operação de evacuação emergencial no Haiti nesta quarta-feira (10). Segundo nota emitida pelo Itamaraty, a medida foi tomada diante do agravamento da situação de segurança no país e do fechamento prolongado do aeroporto internacional de Porto Príncipe.


Sete brasileiros que manifestaram o desejo de deixar o Haiti foram beneficiados pela operação, que contou com o transporte em dois voos de helicóptero com destino à cidade fronteiriça de Jimaní, na República Dominicana. Lá foram recebidos por funcionários da embaixada brasileira em Santo Domingo e trasladados até a capital dominicana.


Além dos brasileiros, outros 59 nacionais identificados pela Embaixada do Brasil em Porto Príncipe decidiram permanecer no Haiti ou optaram por sair por meios próprios.


A operação de resgate incluiu uma cidadã alemã idosa, atendendo a um pedido do governo da Alemanha por razões humanitárias.


O movimento do governo brasileiro ocorre no contexto de agravamento da situação de segurança no Haiti, assolado por uma guerra sangrenta entre gangues armadas. O conflito já matou milhares de pessoas desde o início deste ano. O aeroporto da capital está fechado e o atendimento consular do Brasil no país, de forma presencial, foi suspenso há cerca de um mês. Milícias e grupos armados têm invadido delegacias, libertado detentos de penitenciárias e tentam agora tomar o poder.


O último primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, renunciou no mês passado. Ele estava fora do país e não conseguiu retornar. O Haiti é o país mais pobre das Américas e vive uma crise humanitária muito profunda. Com cerca de 80% da população desempregada e 60%, analfabeta, o país vem registrando uma deterioração da segurança pública desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em julho de 2021. O caso ainda não foi resolvido e há dezenas de suspeitos, incluindo o primeiro-ministro e a esposa de Jovenel, Martine Moïse.


O governo brasileiro expressou sua gratidão aos governos do Haiti e da República Dominicana pelo apoio recebido, que foi fundamental para o sucesso da operação de evacuação.


Nota na íntegra

"No contexto do agravamento da situação de segurança no Haiti e do fechamento prolongado do aeroporto internacional de Porto Príncipe, o governo brasileiro realizou operação de evacuação, hoje, 10/4/2024, em benefício de sete (7) brasileiros que manifestaram a intenção de deixar aquele país. Outros 59 nacionais identificados pela Embaixada do Brasil em Porto Príncipe decidiram permanecer no país ou optaram por sair por meios próprios.

Os nacionais partiram em dois voos de helicóptero rumo à cidade fronteiriça de Jimaní, na República Dominicana, onde foram recebidos por funcionários da Embaixada em São Domingos e trasladados até aquela capital. Na operação de resgate foi incluída, a pedido e às custas do governo alemão, cidadã alemã idosa, por razões humanitárias.

O governo brasileiro agradece aos governos do Haiti e da República Dominicana o apoio recebido, que muito contribuiu para o êxito da operação."


Com a Sputnik Brasil

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page