top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Governo Lula ignora veto e insiste em negociações sobre Israel-Hamas

Atualizado: 20 de out. de 2023


(Reprodução)

Quarta-feira (18), os Estados Unidos vetaram o texto proposto pelo Brasil durante sua presidência do Conselho de Segurança da ONU. A proposta recebeu 12 votos favoráveis, mais do que o necessário para a aprovação, mas foi travada pelo veto norte-americano.


Entretanto, o governo Lula (PT) não aceitou entrar no "jogo" do presidente estadunidense, Joe Biden, e, apesar do veto à resolução, o Brasil vai insistir em negociações que discutam um cessar-fogo entre Israel e o Hamas e a criação de corredores humanitários. As informações são do G1.


O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, viajou para Nova York na quarta-feira (18) e vai presidir, no próximo dia 24, um debate aberto de alto nível do Conselho de Segurança sobre a temática do Oriente Médio, com discussões sobre o conflito na Palestina.


Ainda de acordo com o G1, Biden não queria a votação da proposta enquanto estava em viagem a Israel. Sua estratégia era tentar fazer negociações diretamente com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e acertar um corredor humanitário, evitando medidas contra Israel e um cessar-fogo.


Países como França e China não só criticaram Washington como fizeram questão de elogiar a condução das negociações pela equipe de diplomatas do Brasil. Paris e Pequim destacaram que o texto acertado era o melhor e o possível neste momento.


Além disso, membros do Comitê de Direitos Humanos da ONU ficaram de costas durante discurso da embaixadora dos EUA na organização, Linda Thomas-Greenfield, após o veto ao texto.


Na avaliação de diplomatas brasileiros, o veto dos EUA tem ligação com o duelo Biden-Trump nas eleições estadunidenses de 2024.


Segundo um integrante do governo brasileiro, não importava o formato da resolução, pois era grande o risco de os norte-americanos rejeitarem a proposta, em busca de protagonismo.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page