top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Governo Lula reabre caso que investigou morte de JK durante a ditadura


O ex-presidente Juscelino Kubitschek (Reprodução/Memorial JK)
O ex-presidente Juscelino Kubitschek (Reprodução/Memorial JK)

O ex-presidente e seu motorista, Geraldo Ribeiro, morreram em 1976, época da ditadura militar, em um acidente na Via Dutra, entre Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, há diversas controvérsias sobre o que provocou a perda do controle do Opala.


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a reabertura do caso que investigou a morte do político mineiro Juscelino Kubitschek, informou nesta quinta-feira (11) o jornal Folha de S. Paulo. A apuração ficará a cargo da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), ligado ao Ministério dos Direitos Humanos.


A medida é justificada por uma conta de um laudo produzido pelo perito e engenheiro Sergio Ejzenberg em 2019, que apontou que o acidente não foi causado pela colisão do Opala que levava o motorista e o ex-presidente com um ônibus antes da colisão com uma carreta na Via Dutra.


Na época, a ditadura militar concluiu que o episódio foi um acidente e ocorreu quando o veículo tentava fazer uma ultrapassagem. Já a comissão, criada em 1955, busca reabrir casos históricos da época para esclarecer o que realmente aconteceu.


Morte de JK foi atentado, apontaram comissões

Enquanto isso, as comissões estaduais da Verdade de Minas Gerais e São Paulo já concluíram que houve um atentado orquestrado pelo governo militar. Entre as tesas, há possibilidade de sabotagem mecânica, envenenamento do motorista ou tiro que provocou a perda do controle da direção.


Entre 1976 e 1977, três personalidades políticas históricas do Brasil morreram: além de Juscelino Kubitschek, faleceram o ex-presidente João Goulart de um suposto ataque cardíaco e o ex-governador do antigo estado da Guanabara, Carlos Lacerda, de infarto. Porém, há suspeitas que os três casos ocorreram por retaliação da ditadura militar à tentativa do trio em organizar uma frente de oposição pacífica ao regime.


Da Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA

Коментарі


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page